Nos últimos anos, as sociedades têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente. Assim, as práticas sustentáveis passaram a ser valorizadas, sendo muito bem vistas aos olhos dos consumidores e pelo mercado.

Entre as ações que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais está a utilização de fontes de energia limpa, consideradas renováveis sem que ocorra a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A energia solar é considerada a maior referência de energia limpa no mercado, permitindo que aqueles que fazem seu uso desfrutem de inúmeras vantagens.

Além de trazer benefícios ao meio ambiente, a energia solar também pode proporcionar uma redução de até 95% na conta de luz do usuário. Por esse motivo, imóveis que possuem a instalação de uma usina solar fotovoltaica são mais valorizados.

Descubra, neste artigo, como ocorre essa valorização e em até quanto o valor do seu imóvel pode se elevar!

O que é a energia solar?

A energia solar pode ser transformada em eletricidade a partir da captação dos raios solares por meio de placas fotovoltaicas, permitindo o acesso à uma fonte de energia inesgotável.

O conjunto dessas placas é conhecido como usina solar e é capaz de levar o consumidor a produzir eletricidade em sua própria casa, negócio ou indústria de maneira extremamente acessível.

No Brasil, a energia solar representa cerca de 2% da matriz energética e possui um potencial de crescimento gigantesco, o que a configura como a energia do futuro.

Cada vez mais brasileiros tem compreendido as inúmeras vantagens presentes no uso dessa fonte renovável e desejam desfrutar de uma usina solar. Por esse motivo, imóveis que possuem a instalação de painéis fotovoltaicos têm sido extremamente valorizados.

Por que a energia solar pode valorizar seu imóvel?

Imóveis, sejam residenciais ou comerciais, ao adquirirem um sistema fotovoltaico, recebem uma espécie de “selo verde”, gerando, assim, um diferencial e agregando valor ao lote. Dessa forma, uma propriedade que possui placas solares torna-se mais atraente aos compradores.  

Mas lembre-se: as pessoas estarão cada vez mais dispostas a investirem em um a propriedade com sistema fotovoltaico quanto mais conhecerem as vantagens que essa fonte de energia limpa proporciona.

Portanto, vale salientar que a energia solar oferece os seguintes benefícios:

  • A usina solar é de fácil instalação;
  • A manutenção das placas solares é simples e econômica;
  • É possível obter o valor investido em sua usina de volta em até 5 anos;
  • O usuário de energia solar se torna protegido contra os ajustes tarifários da conta de luz, podendo reduzi-la em até 95%.

Por esses motivos, é possível entender o que mostram os dados do instituto americano National Renewable Energy Laboratory. Foi descoberto que casas com painéis solares são vendidas, aproximadamente, 20% mais rápido, ficando claro o interesse do consumidor por propriedades sustentáveis.

Em quanto uma usina solar pode valorizar seu imóvel?

Diferentes institutos ao redor do mundo já realizaram uma estimativa de quanto um imóvel é capaz de se valorizar ao possuir um sistema fotovoltaico. Em cada um dos estudos elaborados, um diferente número foi obtido – o que nos impede de apresentar um valor definitivo e consensual em relação à valorização das propriedades.

Para termos de comparação, observe abaixo uma tabela elaborada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, a qual analisa diferentes capacidades de usinas solares, seus custos de instalação e o valor agregado às casas após a obtenção do sistema solar.

*Os valores apresentados estão em dólar.

Conferindo os valores, é possível afirmar que o preço agregado à casa será maior do que a quantidade gasta com a instalação do sistema fotovoltaico, permitindo que os imóveis se valorizem em até 6%.

Já o estudo realizado pelo instituto Green Build Council Brasil aponta projeções ainda mais otimistas, indicando que, em nosso país, os imóveis que possuem placas solares podem chegar a valorizar até 30%!

Fatores que influenciam na valorização do imóvel com energia solar

Como vimos, todas as pesquisas já realizadas com o intuito de entender em quanto um imóvel pode se valorizar caso opte pela instalação de placas solares são capazes, apenas, de oferecer uma estimativa.

Entretanto, é certo que alguns fatores impactam diretamente no valor adicional que o sistema fotovoltaico oferece às propriedades. São eles:

Localização geográfica

Por depender da incidência dos raios solares, a capacidade de produção de energia solar está diretamente relacionada com a localização geográfica de cada região.

O Brasil, devido à extensão de seu território e posicionamento no globo, possuí vantagens naturais que o permitem atingir grandes níveis de geração de energia elétrica, o configurando como o país com maior capacidade para se tornar uma potência mundial quando se trata de produção de energia solar.

Assim, é possível afirmar que todas as regiões de nosso país possuem excelentes condições para sustentar uma alta e eficiente produção de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos, em especial a região Nordeste – devido ao seu alto índice de irradiação solar.  

Consequentemente, em locais em que a incidência dos raios solares é maior, haverá maior capacidade produtiva e os imóveis dessa região serão ainda mais valorizados caso possuam painéis fotovoltaicos.

Tamanho da usina fotovoltaica

Como pode ser observado na tabela elaborada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, usinas solares que possuem maior potência instalada, fornecerão uma maior geração de eletricidade, valorizando mais as propriedades.

Idade do sistema fotovoltaico

Uma usina solar mais antiga provavelmente demandará que o novo comprador do imóvel realize reparos e a substituição de algumas peças.

Portanto, quanto mais velho for seu sistema fotovoltaico, mais difícil e caro pode ser substituir determinadas partes, levando a uma maior depreciação a ser descontada, o que reduz o valor da valorização na hora da venda da propriedade.

Adquira já seu sistema fotovoltaico e valorize seu imóvel

Como observado, a instalação de uma usina solar em sua residência, empresa ou indústria sempre valorizará sua propriedade!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser seu investimento, a SolarChio – maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia -preparou a ferramenta perfeita para você.

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia tão promissora.