Houve um tempo em que o uso de sistemas fotovoltaicos para a geração de eletricidade era algo limitado à grandes propriedades ou casarões. Felizmente, hoje, usinas solares se tornaram muito mais acessíveis, e prédios e condomínios passaram a desfrutar dessa tecnologia, atendendo às demandas dos apartamentos e das áreas comuns satisfatoriamente com a energia solar.

Com isso, moradores podem desfrutar de inúmeras vantagens, em especial, da economia em suas faturas de energia e do despertar de uma consciência ambiental – visto que a geração de eletricidade pela usina solar não emite poluentes na atmosfera.

Para compreender como a geração de energia solar em um condomínio é realizada, continue acompanhando este artigo!

Como funciona a energia solar em um condomínio?

O uso da energia solar em condomínios é diferente de como observamos em casas e apartamentos. Isso porque, ao invés de realizar a instalação de um sistema para cada residência, é utilizado um grande sistema capaz de alimentar todas as unidades consumidoras e áreas comuns do condomínio de acordo com a determinação da Resolução Normativa ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) 687/2015.

O tamanho e a quantidade de placas solares a serem utilizadas podem variar de acordo com o nível de consumo elétrico dos moradores.  Além disso, para garantir o abastecimento, é realizado um estudo considerando a incidência dos raios solares e zonas de sombreamento.

Após a instalação, o sistema é conectado à rede elétrica através do relógio de luz central do condomínio. Dessa forma, toda energia elétrica gerada é injetada na rede. Por isso, não é possível dividir, em tempo real e de forma exata, o quanto de energia vai para cada consumidor.

Aprovação pelos condôminos para a adoção da energia solar

Por ser uma benfeitoria de alta economia e consciência ambiental, basta a aprovação em assembleia pela maioria simples dos condôminos presentes.

“O sistema de energia solar fotovoltaica pode ser aprovado por maioria dos participantes em assembleia com item dedicado ao assunto, ou seja, sem quórum qualificado para aprovação. A justificativa é pela economia gerada e contribuição ao meio ambiente, que não devem ser impedidas por um quórum mais rígido. A benfeitoria tem mais relação com necessidade do que com utilidade ou mero deleite, conceitos inclusos no art. 1.341 do Código Civil”, esclarece o advogado André Junqueira.

Benefícios da energia solar em condomínios

Como mencionado, a instalação de uma usina solar em um condomínio permite a todos os moradores desfrutarem de inúmeras vantagens. Confira algumas delas a seguir!

Redução dos custos mensais

O primeiro benefício percebido por síndicos e moradores dos condomínios é a redução das faturas de luz nas áreas comuns. Assim, podemos afirmar que este é um investimento que é capaz de gerar um retorno logo no primeiro mês de uso!

Retorno do investimento

Aderir ao sistema solar não é um gasto e sim um investimento, uma vez que o valor depositado na compra das placas solares e demais equipamentos volta rapidinho ao bolso do consumidor!

Isso ocorre por conta da economia que é gerada no valor da conta de luz para aqueles que geram a própria energia solar.

Dessa forma, o payback do sistema nos informa em quanto tempo o investimento realizado para se obter a usina solar retorna definitivamente para o usuário - prazo que, em nosso país, é de aproximadamente 5 anos.

Valorização do edifício ou imóveis

Imóveis e edifícios que possuem geração própria de energia, através de um sistema solar, são mais valorizados do que imóveis que ainda dependem da rede pública.

Logo, essa é uma forma de aumentar o valor de venda ou aluguel de sua casa ou apartamento, acrescentando um diferencial no seu condomínio e valorizando-o como um todo.

Proteção ao meio ambiente

Cada vez mais, empresas e pesquisadores tentam identificar maneiras de proteger os recursos naturais, demonstrando como o assunto sustentabilidade tem se tornado uma preocupação latente entre as sociedades.

Assim, o uso de painéis fotovoltaicos se tornou uma das melhores maneiras de minimizar os impactos ao meio ambiente durante a geração de eletricidade, uma vez que os painéis solares não emitem gases poluentes, protegendo o meio ambiente.

Créditos energéticos

O condomínio com energia solar produz sua energia por meio dos painéis fotovoltaicos, distribui para a rede e compensa os watts na fatura mensal. Caso ocorra uma sobra entre a energia gerada e utilizada, isso se transforma em créditos para os meses seguintes.

Logo, é um benefício a mais para os moradores, uma vez que há meses com maior consumo de energia (como no período do verão). Assim, não haverá, necessariamente, um aumento da fatura de eletricidade, uma vez que existirão créditos para compensar a utilização da rede elétrica da concessionária local.,

Incentivos do Governo Federal para energia solar

Em 2020, o Governo Federal lançou o programa de incentivo ao uso da energia solar, “pró-sol”, que ganhou ainda mais força após o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

O programa foi idealizado para empresas que investem em energia solar fotovoltaica com o objetivo de ampliar o acesso à energia solar, reduzindo a demanda de energia gerada por fontes hidrelétricas.

Assim, um dos principais incentivos se tornou a isenção dos impostos sobre a aquisição dos equipamentos necessários para a instalação da energia solar. Além disso, o governo criou incentivos de financiamento à economia verde. Tudo para facilitar o acesso à energia solar e preservar o meio ambiente.

Conheça mais sobre a energia solar

Gostou do conteúdo? Se deseja entender melhor sobre a energia solar, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito desse tema.

Agora que você conhece a energia solar para condomínios, é hora de pensar nesse tipo de solução energética de forma mais prática.

Caso tenha interesse na tecnologia fotovoltaica e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!