A instalação de painéis solares permite que os varejistas gerem sua própria eletricidade, com essa economia pode-se reinvestir no negócio em melhorias de infraestrutura, em estratégias de marketing ou em redução dos preços finais para os consumidores, aumentando a competitividade no negócio.

Além disso, o investimento em energia solar pode abrir portas para incentivos financeiros, como descontos fiscais e até em alguns casos pode gerar créditos de carbono, que melhoram ainda mais o retorno sobre o investimento.

Dessa forma, lojas e comércios que optam por usar a energia solar fotovoltaica ajudam na preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta Terra ao reduzir o uso de recursos naturais.

A produção de energia solar também não gera resíduos, não emite gases de efeito estufa e a produção das tecnologias para instalação de solares é estritamente controlada de forma que o processo de fabricação não ocasione prejuízos ao meio ambiente. A energia elétrica gerada pelas placas solares também não emite nenhum tipo de ruído.

Para os varejistas, isso significa que a energia solar não é apenas uma medida de corte de custos, mas uma oportunidade de investimento com retornos mensuráveis. Com a crescente demanda dos consumidores por práticas de negócios sustentáveis, as empresas varejistas que adotam energia solar também fortalecem sua posição no mercado como líderes em inovação e responsabilidade social.

As instalações de energia solar, além de toda essa economia, também podem dar retorno financeiro do investimento num período que varia de 4 a 6 anos. Um sistema de energia solar fotovoltaica também apresenta longa vida útil – chegando até mesmo a ultrapassar os 25 anos de durabilidade e inclusive a manutenção dos painéis solares é de baixo custo.