O desenvolvimento das tecnologias tem nos surpreendido mais a cada dia. Hoje, já é possível, diferentemente do que se pensava a anos atrás, automatizar diversas tarefas em uma residência, como é o caso das casas inteligentes.

Nelas, são utilizados equipamentos e sistemas integrados com a estrutura da residência e, assim, permitem que seus moradores realizem atividades que vão desde apagar a luz com um comando de voz a abaixar o volume da TV fazendo um simples gesto com as mãos.

Essas casas têm se tornado muito populares nos últimos anos, em especial nos Estados Unidos, uma vez que utilizam de tecnologias modernas para trazer comodidade a seus usuários e diversos outros benefícios.

Com a chegada dos assistentes de voz como Alexa, Siri e Google Assistent, as casas inteligentes ganharam ainda mais popularidade, ganhando força também no Brasil.

Acompanhe nosso artigo, conheça mais sobre as casas automatizadas e ao fim entenda como é possível adicionar ao sistema a energia solar, agregando ainda mais valor à residência.

Como funcionam as casas inteligentes?

Para realizar os processos de automação, as casas inteligentes utilizam uma tecnologia chamada IoT (Internet das coisas).

O que é a IoT?

A Internet das Coisas ou IoT – do inglês “Internet of Things” – refere-se aos sistemas físicos e equipamentos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias que permitem transferir dados através de uma rede sem necessidade de interação de humanos.

Utilizando a IoT aliada a recursos, como assistentes de voz, sensores de vídeo e aplicativos de comando em celulares, é possível que as casas inteligentes automatizem diversos processos, proporcionando aos seus usuários um controle remoto e simplificado da própria residência.

Vantagens de uma casa inteligente

As casas inteligentes, além de proporcionarem ao usuário um maior controle dos processos que acontecem na residência, elas permitem que seu usuário usufrua de outras importantes vantagens, acompanhe:

Eficiência e economia

As casas inteligentes podem ser programadas para que seus processos sejam realizados da forma mais eficiente possível.

Por exemplo: é possível escolher um horário para que as luzes se acendam durante a noite e se apaguem quando sua iluminação nao for mais necessária, diminuindo o consumo de energia e tempo do usuario. 

Existe ainda a possibilidade de aplicar comandos, como: “caso isso aconteça, faça isso”.

"Se eu receber uma chamada telefônica, então o volume da televisão deve baixar".

Quando aplicamos esse e outros recursos de automação para os diferentes equipamentos da nossa casa, melhoramos sua funcionalidade e aumentamos a sua eficiência, fazendo com que sejam também mais econômicos!

Segurança

Sistemas de segurança podem ser integrados ao funcionamento das casas inteligentes com o uso de câmeras e alarmes que detectam pessoas se aproximando da residência.

Dentro da casa, detectores de fumaça e incêndio também podem acionar procedimentos de segurança automaticamente.

Casas inteligentes com energia solar

Uma forma de adicionar autonomia elétrica a uma casa inteligente é utilizando a energia solar fotovoltaica!

Esses sistemas absorvem a luz que chega dos raios solares para produzir energia limpa e renovável, contribuindo com o meio ambiente e diminuindo o valor da conta de luz em até 95%.

Além disso, nos modernos kits de energia solar fotovoltaica existem os inversores solares, que dentre suas funções, são responsáveis por fazer o monitoramento da usina.

Dessa forma, aqueles que utilizam essa energia podem acessar os dados do próprio sistema a qualquer momento, através de um aplicativo de celular ou computador.

Esse é um recurso opcional, que alguns consumidores têm procurado quando adquirem as placas solares.

Conheça mais sobre a energia solar

Se deseja entender melhor sobre a energia solar, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito desse tema.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!