Há anos, os brasileiros têm sofrido com o alto valor das contas de luz. A principal causa para essa desagradável situação está na dificuldade em gerar energia suficiente para atender às necessidades da população.

Como a principal fonte de eletricidade no Brasil é proveniente das hidrelétricas, a escassez de chuvas pode desencadear uma grave crise energética, que recai sobre os preços das faturas de energia.

Porém, é possível que um fenômeno natural, como a falta de chuvas, não influencie drasticamente na capacidade de gerar eletricidade. Para isso, é preciso que o país trabalhe sobre fatores tanto ambientais quanto políticos e econômicos.

Acompanhe este artigo para entender como essas 3 áreas – política, econômica e ambiental - influenciam a crise energética brasileira e entenda como ela pode ser evitada.

O que é uma crise energética?

As crises energéticas correspondem aos períodos em que há dificuldade para realizar o abastecimento de energia à população.

É possível perceber que a gravidade da crise energética de um país dependerá da diversificação e eficiência da matriz de energia.

Assim, quando as principais fontes da matriz energética estão comprometidas, elas passam a produzir menos eletricidade. Com isso, a crise se inicia, tendo seus efeitos recaindo sobre o preço dos bens de serviço, das contas de luz, afetando a produtividade econômica, entre outros problemas.

Causas da crise energética brasileira

No caso do Brasil, a baixa diversificação da matriz energética é uma das principais causas para a crise, assim como a grande dependência pela fonte de energia hidráulica.

As hidrelétricas possuem cerca de 66% de participação na matriz, como pode ser observado na tabela abaixo.

Portanto, quando as chuvas se tornam escassas, os reservatórios das hidrelétricas se esvaziam, impedindo a produção plena de eletricidade. Dessa forma, fontes alternativas de energia passam a ser utilizadas.

Constituindo 22% da matriz do país, as termelétricas são usadas para suprir essa demanda. Infelizmente, essa fonte é considerada não-renovável, poluente, além de ser mais cara. Assim, seu uso traz impactos negativos para o meio ambiente e para o bolso do consumidor.

Além disso, as demais fontes de energia podem não ser capazes de suprir a baixa produção das hidrelétricas caso estas estejam com seus reservatórios em um nível extremamente crítico. Desse modo, a crise energética se intenciona, podendo ocasionar situações de racionamento e apagões.

Para agravar ainda mais a situação, há falta de planejamento do poder público para realizar o investimento necessário com relação à produção e distribuição de energia.

Com isso, nota-se que o sistema elétrico do país não se encontra modernizado, assim como faltam estímulos para a produção de eletricidade por meio de outras fontes renováveis e limpas, como a energia eólica e a energia solar.

Panorama da crise energética no Brasil

A crise energética no Brasil não é um problema recente. Há anos, o país tem enfrentado dificuldades com a escassez de chuvas e, consequentemente, com a baixa da produção de energia.

Separamos para você alguns acontecimentos e períodos marcantes na história de nosso Estado envolvendo as crises energéticas.

Apagão de 2001

A primeira grande crise energética brasileira se iniciou em julho de 2001, durando até fevereiro de 2002 e atingindo os brasileiros em proporção nacional.

A seca enfrentada durante esse período impactou drasticamente os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, o país vivenciava uma época em que os investimentos destinados à produção e distribuição de energia elétrica haviam cessado.

Devido à gravidade da situação, algumas medidas foram decretadas com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Entre essas providências, podemos citar:

  • Cortes programados na energia;
  • Aplicação de taxas e multas nas contas de luz daqueles consumidores que não realizassem economia de energia;
  • Redução da iluminação pública;
  • Proibição de eventos musicais e esportivos durante a noite.

Infelizmente, essas medidas não impediram que a crise energética trouxesse graves consequências para o país, como:

  • Diminuição da produção industrial;
  • Queda drástica das atividades produtivas;
  • Aumento dos preços dos bens de consumo;
  • Perda de competitividade econômica;
  • Aumento do desemprego.

Como pode ser percebido, a crise energética também gerou uma intensa crise econômica, que por sua vez implicou em uma crise política, visto que o presidente da época – Fernando Henrique Cardoso – passou a receber duras críticas, desgastando sua imagem frente à população.

Crise energética de 2015

Enfrentada pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a crise energética de 2015 foi uma das mais intensas.

Sua causa também apoia-se na escassez das chuvas que acabaram por diminuir as reservas de água das hidrelétricas e, na época, os estados afetados passaram a adotar críticas medidas de racionamento de água.

Apagão em Amapá

Em novembro de 2020, 13 municípios do estado do Amapá enfrentaram, por cerca de 22 dias, a interrupção do fornecimento de energia.

Devido a um incêndio que acometeu os transformadores de uma subestação amapaense, 90% da população da região ficou sem acesso à eletricidade.

Crise energética em 2021

Durante esse ano, o país enfrentou a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Consequentemente, a crise energética também esteve atrelada.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), as regiões Centro-Oeste e Sudeste operavam com 20,66% da capacidade dos reservatórios de suas hidrelétricas. Já no Sul e Nordeste, essa capacidade atingiu 26,47% e 48,53% respectivamente. Apenas na região Norte, os reservatórios operavam com a capacidade ideal – acima de 60% - atingindo 69,44%.

Como consequência, o aumento no custo de energia para os consumidores no ano de 2021 foi de mais de 7%, elevando esse valor para 21,04% no ano seguinte.

É possível afirmar que o desmatamento e as queimadas ocorridas nos biomas brasileiros também foram responsáveis pelo agravamento da crise hídrica. A degradação da fauna e da flora interferiram diretamente na circulação atmosférica, evitando que ocorresse a natural transferência de umidade da Amazônia para as demais partes do país.

Percebe-se, assim, que a falta de cuidados ambientais e do planejamento estratégico do governo, assim como a dependência de nossa matriz energética pelas hidrelétricas são as grandes causas da crise energética brasileira nos últimos anos.

Consequências de uma crise energética

Como vimos, uma crise energética é capaz de alavancar desequilíbrios também no âmbito ambiental, econômico e político.

Nesse contexto, destacamos para você as principais consequências que uma crise energética pode trazer a um país como o Brasil.

  • Aumento dos custos da energia elétrica;
  • Diminuição da produtividade industrial;
  • Encarecimento de produtos e serviços;
  • Risco de racionamento e apagões;
  • Perda de credibilidade pelas instâncias políticas, em especial pelo Presidente;
  • Aumento da degradação ambiental, visto que, em uma crise energética, fontes não renováveis e poluentes passam a ser mais exploradas.

Como impedir uma crise energética?

Sabe-se que, quando há uma crise energética, o governo brasileiro tanta amenizá-la optando por medidas de restrição ao consumo de energia, como aumento da conta de luz. Além disso, também passa-se a usar com mais intensidade as termelétricas.

Entretanto, essas medidas não são ideais e, por isso, o governo e a população devem buscar adotar políticas e atitudes que impeçam a crise energética de sequer iniciar.

Uma solução eficaz seria diversificar ainda mais a matriz energética, criando incentivos para o uso de fontes de energia limpas e renováveis, que não gerem impactos para o meio ambiente.

Entre essas fontes, podemos citar:

  • Energia solar;
  • Energia eólica;
  • Energia maremotriz;
  • Energia geotérmica;
  • Energia hidráulica.

Em todo o mundo, as principais referências para a geração limpa de eletricidade são as energias eólica e solar.

Atualmente, no Brasil, a energia solar possui cerca de 2% de participação na matriz energética. Entretanto, essa é a fonte de energia que possui maior potencial de crescimento em nosso país.

Devido à extensão de seu território e a seu posicionamento no globo, o Brasil recebe constantemente uma alta incidência de raios solares, possuindo, assim, um enorme potencial energético quando se trata de produção de energia solar.

Portanto, investir em incentivos, como financiamentos, a fim de incentivar a população a adotar usinas solares em suas residências, empresas e indústrias, poderia ser uma excelente forma de evitar a dependência das hidrelétricas para gerar eletricidade.

Assim, o desenvolvimento de fontes de energia limpa, além de impedir o progresso de uma crise elétrica e diversificar a matriz energética, também beneficia o meio ambiente – por não emitir gases poluentes ao gerar eletricidade - e diminui os custos do consumidor – por gerar eletricidade a partir de recursos renováveis, que são mais baratos.

Por fim, como medida para impedir o desenvolvimento das crises elétricas, o governo deve também investir em campanhas de conscientização, com o objetivo de induzir uma diminuição voluntária, por parte da população, do consumo de energia.

Você pode contribuir para evitar a crise energética!

Utilizar energia com consciência, evitando desperdícios, é uma forma de contribuir para que a crise energética seja remediada.

Entretanto, se deseja atuar de maneira ainda mais eficiente, instalar uma usina solar em sua residência, empresa ou indústria pode ser a solução ideal!

Caso tenha interesse em adquiri um kit fotovoltaico e deseja saber quanto isso custará, a SolarChio – maior empresa de soluções me energia solar do estado da Bahia – preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora o valor de seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!