A tecnologia fotovoltaica tem conquistado cada vez mais usuários e entusiastas por todo o mundo, sobretudo no Brasil!

Aqui, o nível de incidência de luz permite que sejam construídas usinas com potências elevadas, fazendo com que seus usuários, muitas vezes, não precisem se preocupar com a conta de luz por mais de 25 anos, tempo mínimo de vitalidade dos módulos.

Mas você sabe as vantagens de morar em uma casa autossuficiente? Já imaginou viver livre dos gastos com eletricidade?

Se você é daqueles que pensa em economia sem abrir mão da qualidade dos seus equipamentos, o kit de energia solar é perfeito para você!

Acompanhe nosso artigo e saiba as vantagens que produzir a própria energia solar fotovoltaica pode trazer para sua casa e sua vida!

O que é o kit de energia solar fotovoltaica?

O kit de energia solar fotovoltaica é o conjunto de equipamentos necessários para a instalação de um sistema gerador de energia solar, a usina fotovoltaica.

Esse kit, que também é conhecido como kit placa solar ou apenas kit fotovoltaico, permite que qualquer casa tenha módulos solares operando durante todo o dia na produção de energia limpa, que pode ser consumida instantaneamente ou armazenada, seja com o uso de baterias ou da própria rede elétrica (on-grid).

Quais os Equipamentos de um Kit de Energia Solar?

Existem diferentes tipos de kits fotovoltaicos, porém, para todos eles, alguns equipamentos são indispensáveis.

Entre os dispositivos essenciais para o funcionamento de uma usina fotovoltaica, além das placas solares, estão:

  • Inversor solar;
  • Cabeamento especial para corrente continua (CC);
  • Conectores especiais;
  • String box - componente de proteção;
  • Estrutura de fixação das placas e demais componentes.

Juntos, esses componentes permitem que diversos tipos de projetos de usinas fotovoltaicas sejam realizados!

A seguir, acompanhe para saber mais sobre os equipamentos do kit de energia solar fotovoltaico.

Inversor solar

O Inversor solar é considerado um dos principais equipamentos do kit fotovoltaico por conta da sua função principal, transformar a eletricidade de corrente contínua (CC) gerada pelos módulos em corrente alternada (CA).

Sem ele, seria impossível a ampla utilização da energia produzida pelas placas, sobretudo nas residências, onde a grande maioria dos equipamentos eletrônicos funcionam com energia elétrica de corrente alternada.

Além disso, o inversor é responsável por gerenciar o fluxo da energia. Em sistemas conectados à rede (on grid), que também utilizam a eletricidade proveniente da concessionária local, esse equipamento mede quanto de energia é produzida nas placas e quanto é consumida do sistema da companhia elétrica.

Essa é uma função de grande importância, visto que os sistemas fotovoltaicos on grid armazenam sua carga excedente na própria rede elétrica sem a necessidade de se adquirir baterias.

Cabeamento especial para corrente contínua

É o conjunto de todos os cabos necessários para transportar a energia de corrente contínua, que sai das placas, para os demais componentes do sistema.

Vale lembrar que, diferentemente da corrente elétrica continua (CC), que em um circuito sempre flui no mesmo sentido (do polo negativo - para um polo positivo + de uma bateria ou gerador), a corrente elétrica alternada (CA) varia o sentido do seu fluxo.

Cabos especiais permitem que a eletricidade seja transportada de forma que haja a menor perda de energia possível, mantendo sempre a segurança do usuário e a perfeita integridade do sistema!

Conectores especiais

Conjunto de conectores que, juntamente com seus respectivos cabos, fazem a ligação elétrica entre os equipamentos do kit do sistema fotovoltaico.

String box

Como toda instalação elétrica, a usina fotovoltaica deve possuir os devidos sistemas e mecanismos de proteção.

A norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410) e a norma sobre sistemas fotovoltaicos (NBR 16690) preveem que em qualquer usina solar deve haver proteção contra choques ao usuário, contra efeitos térmicos, contra incêndio e contra sobrecargas de corrente ou tensão.

Assim, a string box protege a usina fotovoltaica de sobrecorrentes ou sobretensões, além de permitir o seccionamento do circuito mediante o acionamento da chave interruptora do painel solar (liga/desliga) para em casos de manutenção.

Suporte e estrutura de fixação

As estruturas de fixação e suporte são extremamente importantes por manterem a estabilidade e a integridade dos módulos diante de ventos ou chuvas fortes, por exemplo.

Muitas vezes, o mau desempenho de algumas usinas acontece devido à instalação incorreta de componentes, como as placas, que em alguns projetos precisam ser instaladas todas na mesma orientação e sem nenhum sombreamento sobre elas.

A baixa performance das placas pode invalidar todo um investimento. Assim, evite preocupações! Adquira seu kit fotovoltaico com uma empresa confiável!

Bateria solar

As baterias solares são equipamentos utilizados para armazenar a energia produzida em usinas fotovoltaicas de sistemas isolados da rede elétrica (off grid) ou de sistemas híbridos – conectados, ao mesmo tempo, à rede elétrica e a um conjunto de baterias.

Esse armazenamento é necessário, uma vez que, nos sistemas isolados, não é possível produzir energia durante a noite, quando não há luz solar chegando aos módulos. Nesses momentos, o usuário deve utilizar a eletricidade armazenada.

Quanto a constituição do dispositivo armazenador, por muito tempo utilizou-se apenas o chumbo-ácido, mesma tecnologia das baterias de carros convencionais.

A chegada das baterias de íon lítio, já usada em carros elétricos, celulares e laptops, foi uma grande novidade para o mercado de energia solar. Porém, apesar de serem mais eficiente, estas apresentam um custo mais elevado, desmotivando uma parte dos usuarios do kit fotovoltaico.

Bateria solar de íon lítio

É importante lembrar que: as baterias solares não podem ser substituídas por outras, como as automotivas, por exemplo. Já houveram casos de graves explosões em projetos de usinas irregulares.

Controlador de Carga

Os controladores de carga são dispositivos usados em sistemas fotovoltaicos isolados (off grid) com a função de preservar a vida útil das baterias solares.

O uso dos controladores protege o banco de armazenamento de energia contra sobrecargas ou descargas abruptas.

Além disso esse componente também é responsável por minimizar perdas energéticas e auxiliar no armazenamento da eletricidade excedente que é produzida nas usinas solares.

Aplicações dos kits de energia solar

Existem vários tipos de kit de energia solar, sendo que podem ser utilizados para montar sistemas conectados à rede (on grid), sistemas que utilizam baterias (off grid) ou ainda sistemas híbridos.

Acompanhe agora as principais aplicações dos kits fotovoltaicos.

Kit energia solar residencial ou empresarial

Usinas fotovoltaicas em casas ou pequenas empresas são muito comuns, principalmente utilizando sistemas conectados à rede (on grid), apesar de haver também a possibilidade de uso de sistemas off grid e também hibrido.

O kit de energia solar residencial ou empresarial contém os seguintes componentes:

  • Módulos solares;
  • Cabos e conectores especiais;
  • Inversor solar (grid- tie);
  • Estrutura de fixação do sistema;
  • Equipamentos básicos de proteção.

É importante lembrar que o kit residencial/empresarial pode ser utilizado até mesmo em indústrias. Porém, nesses empreendimentos, será necessário utilizar várias placas solares e, consequentemente, muitos inversores grid tie (modelo de inversor padrão para usinas residenciais), aumentando o custo do investimento.

Kit energia solar rural

Esses são os kits fotovoltaicos que contém os equipamentos necessários para a instalação de usinas solares em meios rurais, sendo as principais aplicações:

Kit de energia solar para bombeamento de água

Muito utilizado para bombear água de poços ou cisternas, esse kit, que pode ser aplicado de diferentes formas, é composto basicamente por módulos solares e bombas de água.

É um sistema bem mais simples que os domésticos, principalmente quando as bombas utilizadas funcionam com eletricidade de corrente contínua, dispensando a necessidade do inversor solar.

Além disso, esses sistemas quase sempre utilizam baterias para armazenar a energia produzida, salvo os casos de imóveis rurais que estão em regiões com acesso à rede elétrica pública.

Kit de energia solar para irrigação

Esse kit também pode ser utilizado em sistemas on grid, off grid ou híbridos. 

Diferentemente do kit rural de bombeamento de água, geralmente mais simples, o kit de irrigação é mais complexo, uma vez que demanda mais energia.

Por esse fato, amplas regiões de irrigação que utilizam usinas fotovoltaicas necessitam de um grande número de módulos solares operando diariamente, o que eleva o custo da obra.

Kit energia solar para iluminação

Projetos envolvendo a energia solar para iluminação estão ficando cada vez mais populares.

Nesses kits, além das placas e lâmpadas, são utilizadas baterias e controladores de carga para armazenar energia durante o dia e consumir durante a noite, período no qual as lâmpadas são exigidas.

Conheça mais sobre energia solar

Se deseja entender melhor sobre a energia solar, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito desse tema.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!