O avanço da energia solar tem sido bastante evidente nos últimos anos.

As modernas placas fotovoltaicas provaram, definitivamente, que é possível produzir e utilizar uma energia limpa, renovável e de baixo custo.

Por conta das diversas vantagens, essa tecnologia vem se tornando cada vez mais importante em áreas rurais – das pequenas fazendas residenciais até as grandes produtoras industriais.

O dinheiro que antes era gasto exclusivamente com eletricidade, agora pode ser investido em outras áreas do agronegócio, gerando, além de economia, crescimento.

O setor de tecnologia fotovoltaica também conta com diversas linhas de credito, o que torna os gastos com energia solar em zonas rurais baixíssimos!

Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre as vantagens do uso das modernas usinas de energia solar fotovoltaica em fazendas ou em quaisquer áreas rurais.

Boa leitura!

O que é um kit de energia solar rural?

Atualmente, dispomos de tecnologias que nos oferecem diferentes opções para utilizar eletricidade provida por fontes alternativas. A energia solar é um desses recursos!

O kit de energia solar fotovoltaico rural é o conjunto de equipamentos que permite aos agricultores e famílias produtoras gerar a própria energia elétrica por meio da luz e calor que chega dos raios solares diariamente.

Além dos cabos e da estrutura de fixação - que geralmente tem seu valor reduzido em propriedades rurais - as usinas fotovoltaicas necessitam de outros dispositivos para gerarem eletricidade.

Confira, a seguir, um pouco mais sobre os equipamentos presentes no kit de energia solar rural e suas respectivas funções:

Placas solares

A placa ou módulo solar é o componente responsável por transformar a energia do sol em energia elétrica.

Elas são constituídas de uma associação de vários elementos menores, chamados de células solares ou fotovoltaicas.

Células solares

Essas células são pequenos elementos compostos de um material semicondutor, que na maioria dos casos será o silício (SI).

Após serem expostas a luz do sol, as células fotovoltaicas conseguem absorver essa energia e transformá-la em eletricidade através de um fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico.

Baterias armazenadoras de energia

Durante a noite, ou em dias muito nublados, a geração de energia pode ser reduzida.

O banco de baterias – conjunto de todas as baterias que armazenam a energia produzida durante o dia – é fundamental para fornecer eletricidade durante esses períodos em que não há produção suficiente nas usinas solares.

Inversor solar

O inversor solar é o moderno equipamento que comanda a atividade de produção da usina fotovoltaica e transforma a energia de corrente contínua (CC), que sai das placas, em energia elétrica de corrente alternada (CA), possibilitando sua ampla utilização.

Além do inversor solar tradicional, hoje, o mercado possui os microinversores, que, por serem ainda mais modernos, podem ser associados em cada placa individualmente.

Caixa de junção (string box)

Essa caixa engloba os dispositivos de proteção contra sobrecargas e surtos elétricos. Nela, podemos também ligar e desligar todo o sistema.

Aplicações da energia solar em áreas rurais

Além de permitir o aumento da renda no agronegócio, essa alternativa ecológica tem diversas aplicações no campo, como:

  • Atuar como fonte de energia para cercas;
  • Alimentar sistemas de irrigação;
  • Permitir o bombeamento de água;
  • Refrigeração;
  • Fornecimento de energia para imóveis rurais.

Vantagens da energia solar em zona rural

A energia solar já ultrapassou a marca de 13 GW (gigawat) de potência operacional no território brasileiro. Esse dado mostra como a produção de uma energia renovável e de baixo custo já é uma realidade!

Acompanhe, a seguir, outras vantagens que os consumidores rurais das placas solares podem usufruir.

Autonomia energética

A energia solar auxilia moradores de zonas rurais, onde não chega eletricidade da rede pública, a manterem o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e máquinas que auxiliam nas atividades diárias.

Nesses casos, a tecnologia fotovoltaica permite que muitos imóveis rurais se tornem autônomos energeticamente. Ou seja: essas propriedades serão capazes de produzir a própria eletricidade, tornando-se mais independentes.

O preço da tecnologia está em constante queda

Por conta dos recentes avanços no setor, a tecnologia fotovoltaica vem se tornando cada vez mais eficiente e conquistando definitivamente o mercado!

A circulação de cada vez mais placas solares no Brasil fez com que surgissem ainda mais empresas ligadas à energia fotovoltaica, tornando os equipamentos e serviços desse setor bem mais baratos.

Valorização do imóvel

Por conta dos muitos problemas ambientais que temos enfrentado, as práticas sustentáveis passaram a ser muito bem vistas aos olhos do consumidor e consequentemente do mercado.

Imóveis rurais, sejam residências ou industrias, ao adquirirem um sistema fotovoltaico, recebem uma espécie de “selo verde”, gerando, assim, um diferencial e agregando valor ao lote.

Estudos provam que imóveis com energia solar podem chegar a valorizar 30% do seu preço e serem vendidos até 20% mais rápido!

Fonte de energia limpa e renovável

A energia solar é provida pelos raios de luz solares, fonte que é 100% limpa e renovável!

Caso não saiba, energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa.

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza. A água, o vento e os raios solares são alguns exemplos.

As hidrelétricas utilizam a queda da água (recurso renovável) como fonte de energia. Entretanto, ainda causam grandes impactos negativos no meio ambiente ao alterarem o plano de rios, desmatarem grandes regiões durante suas construções e, consequentemente, contribuírem com a emissão de gás carbônico para a atmosfera.

A energia solar, por outro lado, além de renovável, é totalmente limpa!

Linhas de financiamento para zonas rurais

Diversas linhas de financiamento oferecem opções para tornar a energia solar mais acessível a moradores e produtores da zona rural.

Esses financiamentos auxiliam na compra e instalação das usinas fotovoltaicas com taxas mais atrativas, possibilitando o uso dessa solução energética em qualquer imóvel rural.

Como posso começar a produzir energia solar?

Caso você seja um morador da zona rural, que deseja reduzir os altos gastos na conta de luz, ou ainda resida em algum local onde não chegue eletricidade da rede elétrica, já deve ter percebido como a energia solar é uma solução efetiva para os seus problemas!

Se você tem o interesse em adquirir uma usina solar para sua área rural e deseja saber o quanto isso custará, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Já pensou em adquirir uma tecnologia de alta qualidade que te trará benefícios financeiros e, ao mesmo tempo, contribuirá para o meio ambiente?

Descubra agora o valor de seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!

Acesse também o nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito da energia solar que irão te ajudar a entender mais sobre esse recurso.