Todos sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e que conquistar os consumidores é um grande desafio.

Por esse motivo, para se ter sucesso e conseguir fidelizar clientes, sua empresa deve buscar se destacar cada vez mais, apostando em estratégias inteligentes e efetivas.

Assim, separamos algumas importantes dicas para ajudá-lo a sair na frente de seus concorrentes. Confira a seguir!

1. Estude seus clientes e elabore uma persona

Sem clientes, não há venda!

Portanto, ao se criar um negócio, seu primeiro passo deve ser compreender para quem será direcionado determinado produto ou serviço.

Dessa forma, ao definir o grupo de consumidores com quem sua marca deseja trabalhar, traça-se, de forma mais ampla, um público-alvo.

Ao aprofundar seu conhecimento a respeito desse público, é possível segmentar ainda mais seus clientes, possibilitando que se entenda claramente os desejos e comportamentos destes.

Com isso, é interessante a elaboração de uma persona, ou seja: a criação de um personagem semifictício, que irá representar um cliente ideal da empresa.

Esse personagem deve ser pautado em características reais de pessoas que tendem a ser mais fiéis e condizentes com os ideais de seu negócio.

Assim, para a montagem do perfil da persona, pode ser levada em consideração a análise dos seguintes fatores:

  • Gênero e idade;
  • Local de moradia;
  • Profissão;
  • Renda mensal;
  • Hábitos;
  • Gostos e interesses pessoais;
  • Objetivos de vida;
  • Maiores necessidades e problemas enfrentados.

Desse modo, será possível desenvolver estratégias ainda mais efetivas, que irão de encontro com os gostos e ideais da persona elaborada, possibilitando a captação de clientes que possuem grandes chances de serem fidelizados!

2. Conheça e analise sua concorrência

Além da análise de seu público-alvo e persona, outro passo extremamente importante para a consolidação de uma empresa no mercado, é estudar os seus concorrentes!

Ainda mais fundamental do que conhecer as caraterísticas de outras firmas, está a compreensão do que os consumidores pensam do preço e da qualidade dos produtos, serviços e atendimento dos seus maiores concorrentes.

Dessa maneira, será possível traçar os pontos fracos e os atributos dos demais negócios, possibilitando a elaboração de estratégias que superem essas particularidades, permitindo-o conquistar espaço junto ao seu público-alvo.

Portanto, faça uma visita aos seus concorrentes! Com menos de uma hora, você já conseguirá colher insights valiosos para o êxito da sua empresa.

3. Encontre seu diferencial competitivo

Encontrar o que diferencia a sua marca das demais é uma tarefa difícil, porém muito necessária!

Oferecer algo que os seus concorrentes não têm, permite que você atraia ainda mais clientes, ocupando um maior espaço no mercado.

Para achar o seu diferencial, indicamos que realize uma autoanálise do seu negócio. Assim, será possível identificar os seus melhores atributos, definindo qual destes poderá ser desenvolvido a ponto de se destacar entre a concorrência.

Feita essa escolha, recorde-se de divulgá-la! O objetivo é fazer com que os consumidores percebam o valor do seu diferencial e optem sempre pela sua marca.

4. Determine métricas para seu negócio

Definir métricas e indicadores para o seu negócio o possibilita transformar dados em ações estratégicas.

Ou seja, é a partir da análise das métricas que será possível reconhecer se você está errando ou obtendo bons resultados, permitindo a adaptação de suas estratégias.

Para tornar essa ideia mais clara, separamos 3 métricas que toda empresa deve acompanhar.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Esse indicador, conhecido como Return Over Investment em inglês, analisa o quanto de dinheiro – seja lucro ou prejuízo – cada investimento da empresa obteve.

Com isso, é possível compreender quais estratégias realmente deram certo e trouxeram o retorno esperado para a companhia.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Para o cálculo dessa métrica, será analisado:

  1. Quantos reais foram investidos em marketing e vendas com o objetivo de prospectar clientes;
  2. Quantos consumidores de fato se tornaram parte da clientela da empresa.

Com isso, o CAC indicará o valor gasto por cliente conquistado em determinado período de tempo, informando se sua empresa é financeiramente viável.

Net Promoter Score (NPS)

Esse indicador é utilizado para verificar o quão satisfeito o consumidor ficou com o atendimento, serviço ou produto fornecido pela sua empresa.

Para isso, é utilizada uma simples pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa a um amigo?”.

A partir da resposta dada, é possível classificar o seu cliente em três diferentes posições:

  • De 0 a 6: o cliente é um possível detrator da marca;
  • De 7 a 8: o cliente é neutro em relação a marca;
  • De 9 a 10: o cliente é um promotor da marca.

Com isso, é calculada a diferença entre a porcentagem de clientes promotores e detratores.

Por exemplo:

Em uma empresa, foram recebidos 500 clientes no mês de dezembro. Após a aplicação da pergunta padrão ao final de cada atendimento, obteve-se:

  • 300 clientes promotores;
  • 200 clientes neutros;
  • 100 clientes detratores.

O Net Promoter Score será calculado da seguinte maneira:

  1. Porcentagem de clientes promotores: 300 ÷ 500 = 0,6
  2. Porcentagem de clientes detratores: 100 ÷ 500 = 0,2
  3. Diferença entre clientes promotores e detratores: 0,6 - 0,2 = 0,4

Nesse caso, o NPS é de 40%.

Agora, a empresa deve trabalhar para obter um valor cada vez maior todo mês

5. Cuide das finanças de sua empresa

É de extrema importância que sua empresa esteja saudável financeiramente, e utilizar as métricas para acompanhar a situação de seus investimentos é uma ótima opção.

Além disso, contratar um profissional de qualidade, com experiência para realizar o gerenciamento financeiro é essencial. Este, portanto, deverá realizar atividades como:

  • Controle diário do fluxo de caixa;
  • Registro de todas as movimentações financeiras;
  • Determinação de um fundo de reserva;
  • Definição de orçamento;
  • Projeção de custos;
  • Gestão de riscos.

Lembre-se: o alcance de resultados positivos e lucro financeiro garantem ao seu negócio previsões otimistas de crescimento!

6. Aposte em um atendimento humanizado

Atualmente, os atendimentos automáticos têm ganhado espaço dentro do mercado. Por esse motivo, apostar em um atendimento humanizado pode ser visto como um diferencial da sua empresa.

Assim, ao adotar essa abordagem, seus funcionários deverão buscar acolher os clientes, atendendo às suas demandas por meio da interação humana.

A chave para um bom atendimento humanizado é o diálogo. Ouvir o seu cliente de forma respeitosa e empática, tornará a experiência de consumo ainda melhor e aumentará a satisfação dos consumidores.

7. Valorize sua equipe

Funcionários que se sentem valorizados, trabalham com mais entusiasmo!

Por isso, invista em treinamentos e capacitações para sua equipe. Isso permite que ela esteja cada vez mais preparada para fornecer ao cliente a melhor experiência de mercado possível!

A realização dessas práticas também possibilita que seus funcionários conheçam os valores e ideais da empresa e aprendam a transmiti-los para os consumidores.

Além disso, a equipe também se torna mais unida, produtiva e inovadora, contribuindo para o alcance dos objetivos da organização.

Outra ótima forma de valorizar todos os colaboradores é a realização de uma premiação. Saber reconhecer publicamente aqueles que se destacam ajuda a incentivar toda a equipe.

Vale recordar: toda empresa bem sucedida precisa de pessoas capacitadas e motivadas!

8. Faça pesquisas com seus consumidores

Como já mencionamos, uma das melhores métricas para analisar o desempenho de uma empresa é o NPS – que analisa a opinião do cliente sobre sua experiência com uma marca.

Obter esse feedback dos próprios consumidores é essencial para que seja possível definir estratégias que atendam às necessidades de sua clientela. Afinal, ela é a base de todo negócio.

Portanto, saber ouvir os clientes é o segredo das empresas bem sucedidas!

Para isso, você pode investir em ações como pesquisas de mercado e cliente oculto, procurando sempre corrigir as falhas apontadas pelos consumidores sobre sua firma.

9. Invista em estratégias de marketing eficientes

O objetivo das ações de marketing é fazer com que sua empresa seja vista!

Um bom empreendedor sabe divulgar as ações e os diferenciais de sua empresa, buscando aumentar sua clientela.

Para isso, suas estratégias, além de atrair consumidores, devem buscar interagir com os clientes, construindo laços que os levem a se tornar um usuário fiel da marca.

Abaixo, acompanhe excelentes técnicas de marketing que irão ajudá-lo a chamar a atenção dos consumidores!

Crie conteúdo significativo nas redes sociais

Nos dias atuais, estar presente em plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter se tornou uma necessidade para os negócios que desejam estar em alta no mercado.

Assim, criar conteúdo de qualidade para as redes sociais permite o engajamento do público.

Ao impactar um consumidor positivamente, há grandes chances de que este compartilhe a publicação feita com outras pessoas, aumentando o alcance de sua marca e a tornando cada vez mais conhecida!

Aposte no marketing sensorial

As companhias que apostam nessa estratégia buscam explorar os cinco sentidos – tato, olfato, audição, paladar e visão – para propiciar aos clientes uma experiência de compra mais intensa e imersiva.

Portanto, cheiros, músicas, sons, o visual do ambiente, entre outros fatores, são utilizados como gatilhos mentais para serem relacionados diretamente a uma marca, atribuindo uma identidade a ela.

Uma empresa que adota estratégias de marketing sensorial é a loja de calçados Melissa. Ao passar em frente a uma, enquanto anda no shopping ou na rua, o consumidor imediatamente reconhece um cheirinho único e agradável, que é atribuído rapidamente à marca. Assim, esse cliente, possivelmente, se sentirá atraído a realizar uma compra no estabelecimento.

Realize ações de marketing verde

O marketing verde busca atribuir à imagem da empresa um ideal de sustentabilidade, demonstrando como os produtos ou serviços vendidos são considerados “verdes”, naturais e “amigos do meio ambiente”.

Essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada, uma vez que a preocupação com o ecossistema tornou-se algo latente entre os consumidores de todo o mundo.

Assim, para atender a essas exigências, muitas empresas passaram a reconhecer sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente, adotando ações que contribuam para essa prerrogativa.

Entre essas ações, separamos algumas para você se inspirar:

  • Invista em reciclagem;
  • Elimine o uso de produtos poluentes;
  • Descarte o lixo da produção de maneira correta;
  • Reduza o uso de materiais não-biodegradáveis;
  • Busque aumentar a durabilidade de seus produtos;
  • Reduza o consumo de água;
  • Invista em energia renovável – o uso de placas solares é uma excelente solução;

Uma vez adotada certas transformações nas atividades da empresa, o próximo passo consiste em divulgar a nova concepção da organização para os seus consumidores.

A equipe de marketing, portanto, terá um papel importante em utilizar do apelo ambiental para conquistar novos clientes e agregar valor à marca.