A todo momento, estamos consumindo energia. Seja no dia a dia em nossas casas, nos momentos de lazer ou ainda quando usamos nossos veículos para ir ao trabalho.

Esse precioso recurso é resultado do aproveitamento de fontes de energia que existem em nosso planeta, sendo algumas delas renováveis enquanto outras não.

As fontes de energia não renováveis são aquelas que podem chegar a se exaurir, como o petróleo, que é encontrado em bacias subterrâneas e tem seu esgotamento previsto em poucas décadas.

Outro recurso limitado muito comum é o urânio, que tem um período de renovação estimado em milhões de anos, o que torna o seu uso impossível por gerações futuras caso se esgote. 

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza. A água, o vento e os raios solares são alguns exemplos dessas fontes. 

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre as fontes de energia, suas principais características e as vantagens de usufruir dos recursos renováveis!

Energias não renováveis

As energias não renováveis são obtidas a partir de recursos considerados finitos, pois seu tempo ou processo de restituição não acontece em um prazo que permita utilizá-los novamente.

Como esses bens naturais são limitados, conflitos econômicos em torno da sua exploração, em especial do petróleo, são muito comuns. Fato que torna o preço desses recursos instável historicamente.

Outra característica muito comum das fontes não renováveis é que, na maioria das vezes, a sua exploração produz resíduos extremamente nocivos ao meio ambiente. No caso dos combustíveis fósseis, por exemplo, sua queima gera o gás carbônico (CO2), famoso por agredir a camada de ozônio. Já nas usinas nucleares, o resíduo produzido é radioativo e seu descarte, se não for feito de forma eficiente, pode comprometer a vida de todo um ecossistema.

Energias renováveis

As fontes de energia renováveis são aquelas que estarão disponíveis a todo momento, como a energia dos ventos (eólica), a energia das marés (maremotriz) ou a do sol (solar).

Ainda assim, algumas dessas fontes nos alertam para um consumo responsável da eletricidade, como é o caso da energia hidráulica, gerada nas hidrelétricas. Sua produção depende do represamento da água, um bem natural renovável e inesgótavel. Entretanto, é importante salientar que a água potável - única própria para o consumo humano - pode se esgotar. Desse modo, é de extrema importância o uso inteligente e sutentável desse recurso. 

Além disso, vale lembrar que energia renovável e energia limpa não são a mesma coisa!

As hidrelétricas, por exemplo, impactam negativamente o meio ambiente por alterarem o plano de rios, desmatarem grandes regiões durante suas construções e, consequentemente, contribuírem com a emissão de gás carbônico para a atmosfera.

Nesse ponto, fica claro que, para conseguir dar mais um passo em direção ao consumo consciente de energia, precisamos desenvolver meios que nos permitem explorar as energias limpas e abundantes que estão a nossa disposição!

Várias tecnologias surgiram nos últimos anos com esse objetivo. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre elas.

1. Energia Eólica 

A energia eólica é considerada limpa e renovável e utiliza da força dos ventos para gerar eletricidade.

Essa é uma forma de energia utilizada pelo ser humano há séculos por meio dos moinhos de vento, os quais utilizavam a energia mecânica para movimentar outros instrumentos.

A diferença é que, com o avanço da tecnologia, na segunda metade do seculo XIX se tornou possivel utilizar essas massas de ar para produzir energia eletrica!

Para isso, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, conhecidos também como turbinas eólicas, e a energia mecânica gerada é posteriormente trnasformada em eletricidade. 

O ponto negativo em relação ao uso dessa fonte de energia é que os movimentos das massas de ar não são favoráveis para produção de energia em todos os lugares do mundo.

Em algumas regiões, além da falta de ventos fortes, também existe a limitação do relevo, que impede a construção das torres responsáveis por sustentar os aerogeradores e suas gigantescas pás.

2. Energia Hidráulica

A energia hidráulica é a principal fonte de energia do nosso país.

Ela corresponde ao aproveitamento da queda da água contida em represas para girar turbinas que produzem eletricidade nas usinas hidrelétricas.

É uma energia renovável, porém esgotável e não limpa. Portanto, é de conhecimento público que o consumo da água deve ser feito de forma consciente!

Além disso, os impactos negativos dessas represas não se restringem apenas ao meio ambiente.

Muitas vezes, populações inteiras são obrigadas a se mudarem para uma nova localidade, uma vez que a região em que vivem será inundada em prol da construção das barragens da usina.

O desvio do curso dos rios é outro exemplo de prejuízo econômico para as comunidades ribeirinhas, que perdem sua fonte de renda e, em muitos casos, de sobrevivência.

3. Energia Solar

Ao menos que a previsão de que o sol existirá por bilhões de anos esteja errada, essa é uma fonte de energia inteiramente inesgotável

O seu uso permite que o consumidor produza eletricidade na própria casa, se livrando dos incômodos gastos com conta de luz!

Por esse motivo, as tecnologias que envolvem o aproveitamento do calor e da luz solar que chegam diariamente em nosso planeta têm se tornando cada vez mais populares nas residências em todo mundo!

É importante destacar que existem duas formas de realizar a captação da energia do sol, por meio das tecnologias fotovoltaica e térmica.

A energia solar térmica, como o próprio nome já diz, é obtida através do calor dos raios de luz que chega ao nosso planeta.

Ela é utilizada para aquecer a água ou algum outro líquido, que evapora, passando por turbinas ligadas a geradores que irão produzir energia elétrica.

Há ainda a tecnologia fotovoltaica, que utiliza as placas solares para captar a luz do sol e produzir energia elétrica diretamente.

Esse sistema de produção de energia é considerado o mais moderno e, atualmente, permite que muitas casas e prédios sejam autossuficientes energeticamente!

Benefícios das energias renováveis e sustentáveis 

As tecnologias que aproveitam de fontes de energias limpas e renováveis são reflexos dos avanços da sociedade moderna e da necessidade de se lidar melhor com o meio ambiente.

O emprego de investimentos nessa área possibilita uma gama de benefícios para seus usuários, o que tem popularizado o uso dessas fontes ao redor de todo o mundo.

Confira abaixo as principais vantagens da utilização das energias sustentáveis.

1. Baixo impacto para o meio ambiente 

O uso de tecnologias, como as placas solares fotovoltaicas, permitem que o usuário produza eletricidade em casa sem poluir!

Essa fonte de energia representa um avanço em relação as hidroelétricas, por exemplo, nas quais há necessidade de desmatar ou desviar o curso de rios, inundando gigantescas regiões para a construção de barragens.  

2. Acessível 

O que é mais fácil de se encontrar: petróleo ou luz solar? As fontes de energia limpas e sustentáveis, além de não afetarem o meio ambiente, são encontradas facilmente e em abundância!

3. Autonomia energética para os países   

Além de permitir um desenvolvimento sustentável ao país, a utilização de cada vez mais fontes de energia limpas garante que uma nação não seja tão dependente das regiões consideradas grandes produtoras de fontes como o petróleo, entre outros recursos energéticos não renováveis.

Com isso é possível diminuir os impostos cobrados pelo uso da energia e, ainda, impulsionar a economia local.

Utilize uma energia renovável e sustentável!

Já pensou em adquirir uma tecnologia de alta qualidade que te trará benefícios financeiros e, ao mesmo tempo, contribuirá para o meio ambiente?

A energia solar fotovoltaica é perfeita para você!

Acesse o nosso blog e entenda mais sobre o tema. Ele contém inúmeros artigos a respeito da energia solar.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar para sua residência ou empresa e deseja saber o quanto isso custará, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora o valor de seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!