Nos últimos anos, a energia solar vem se destacando cada vez mais por contribuir com a amenização da atual crise energética global e também com a desaceleração do avanço de diversos problemas climáticos.

Atualmente, essa solução é uma das poucas que permite a qualquer um produzir a própria energia limpa, renovável, de baixo custo e que seja provida por uma tecnologia confiável.

Porém, com esse avanço e consolidação das placas solares no mercado brasileiro, se torna necessário o surgimento de recursos que facilitem ao usuário conhecer a própria usina e obter meios para maximizar a geração de energia própria, como é o caso das unidades de monitoramento das usinas fotovoltaicas.

Neste artigo, confira como funciona o monitoramento do sistema gerador de energia solar e como utilizar os dados obtidos para potencializar a geração das placas fotovoltaicas.

 

O que é um sistema de monitoramento de energia solar?

 

De maneira resumida, os sistemas de monitoramento de energia solar são compostos por equipamentos e softwares capazes de adquirirem, armazenarem e exibirem dados referentes à produção elétrica que ocorre nos módulos fotovoltaicos.

 

Como acontece o monitoramento da energia solar?

 

 

O primeiro passo para realizar o monitoramento de uma usina é conectar o seu inversor solar à internet. Ele é o equipamento responsável por administrar a produção de eletricidade que ocorre nas placas, sendo que, conectando-o à rede, torna-se possível consultar esses dados de qualquer aparelho celular ou computador.

O acesso à plataforma de monitoramento é feito em um navegador online após a realização de um login com usuário e senha que serão repassados a você pela equipe de instalação da usina. Vale lembrar que a interface da plataforma varia de acordo com o fabricante do inversor.

Uma outra forma de observar o funcionamento do conjunto fotovoltaico é pelo próprio inversor solar, no qual existe um pequeno display integrado, que exibe códigos de erros quando há algum problema de funcionamento em algum dispositivo. 

 

 

A quais informações terei acesso monitorando meu sistema fotovoltaico?

 

A análise dos dados obtidos do monitoramento, muitas vezes, é a única opção que o consumidor tem de garantir que as suas placas estejam funcionando com um desempenho aceitável. Portanto, fique atento às informações que podem compor esse relatório:

 

Geração instantânea

É toda eletricidade produzida em tempo real. Seu valor está fortemente ligado à incidência de luz solar sobre o módulo fotovoltaico, por conta disso, atinge o seu máximo por volta do horário de meio dia.

 

Registros de geração

Diz respeito ao histórico de geração local ao longo do tempo de operação da usina. Aqui é possível conferir a produção diária, semanal, mensal ou anual do conjunto de placas em funcionamento, assim como o acumulado em algum período que se tem interesse em analisar.

 

Estimativa de economia monetária

Com base no valor da tarifa de energia que é cobrado pela concessionária de onde você reside, os programas de monitoramento estarão aptos a te informar o quanto foi economizado com a geração de energia solar.

Sem duvidas essa é uma das funções mais utilizadas do sistema de dados. Com essa ferramenta é possivel conferir se os valores economizados nas contas de luz fazem sentido e cobrar a concessionária responsável por eventuais discordâncias. 

 

Estimativa de economia de CO2

Outra possibilidade de utilizar o sistema de monitoramento é para saber o quanto o consumidor está contribuindo com o meio ambiente.

Através da estimativa de economia de CO2, o usuário pode mensurar o seu impacto ambiental, sendo que alguns sistemas até fazem comparações do nível de redução nas emissões com a quantidade de quilômetros rodados por um automóvel à combustão ou com o número de árvores que estariam sendo preservadas.

 

Quais os benefícios obtidos a partir do monitoramento?

 

Além de toda a comodidade em poder acompanhar a geração da própria energia solar, o monitoramento da tecnologia fotovoltaica permite que o seu consumidor obtenha total controle e visibilidade sobre o seu sistema.

Com esse relatório, fica mais simples identificar problemas e resolvê-los de forma rápida, sem que eles causem interrupções na geração elétrica.

A conferência de dados é outro importante recurso para verificar se as informações fornecidas pela concessionária batem com a economia prevista por cada usina.

Essas informações são essenciais para mensurar o prazo de retorno do investimento – período em que o valor investido na aquisição e instalação da usina fotovoltaica retorna ao bolso do consumidor através da economia mensal na conta de luz.

Conhecer esse prazo é uma etapa importante no momento de avaliar as condições de instalação dos módulos, uma vez que a garantia do retorno dos recursos investidos torna a aquisição da usina solar mais segura e viável economicamente.

 

Conheça as vantagens da energia solar fotovoltaica

 

Além de recursos, como o monitoramento de dados, a energia fotovoltaica possui diversas outras tecnologias que têm permitido a mais usuários consumir uma energia limpa, sustentável, eficiente e de baixo custo!

A hora de adquirir a sua usina solar é agora!

Caso ainda queira entender mais sobre a tecnologia fotovoltaica, visite o nosso blog. Lá você irá encontrar artigos sobre os mais diversos temas!

Se você quer saber quanto custará para implementar um sistema fotovoltaico, temos a ferramenta perfeita para você. Clicando aqui, será possível analisar as suas necessidades e simular o valor de seu projeto de energia solar!

Entre em contato conosco! Nós, da Solarchio, estamos prontos para oferecer a você as melhores soluções em tecnologia fotovoltaica!