Os sistemas de geração de energia solar se destacam por sua elevada durabilidade e baixo custo com manutenções, o que pode trazer diversos benefícios financeiros para o seu consumidor!

Porém, ao adquirir uma usina solar fotovoltaica é necessário cumprir algumas etapas antes de poder usufruir da geração própria de energia. Uma dessas etapas é a homologação do sistema, que ocorre posteriormente à fiscalização dos equipamentos e verificação do cumprimento das normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Neste artigo, você entenderá mais sobre como ocorre a homologação de uma usina solar. Boa leitura!

 

O que é homologação de energia solar?

 

Homologar uma usina fotovoltaica é uma etapa crucial para que seja possível conectar a rede elétrica da usina solar com a rede da distribuidora local.

Nesse processo, a concessionária de energia se encaminha até o local da usina a fim de realizar uma inspeção, visando conferir se as normas de segurança da ANEEL estão sendo cumpridas - o que garante mais eficiência e proteção ao sistema de geração solar.

Após esse procedimento, ocorre a troca do medidor de energia por um medidor bidirecional.

 

Qual a importância de homologar uma usina solar

 

A homologação é um passo muito importante para aqueles que dependem da rede elétrica para manter o próprio sistema de geração fotovoltaico em funcionamento, como é o caso dos usuários de usinas on-grid ou híbridas.

Nesses casos, toda a energia que é gerada e não é consumida deverá ser injetada na rede da concessionária, que, em troca, oferece créditos de energia. Estes são passíveis de serem utilizados pelo consumidor para abater o valor da eletricidade utilizada nos momentos em que a usina solar não estiver operando, como durante a noite ou em dias nublados.

Além disso,é apenas realizando a homologação que podemos garantir a proteção e a segurança dos técnicos profissionais durante a instalação do sistema fotoboltaico e durante futuras manutenções. 

 

Como realizar a homologação da usina solar

 

Para realizar a homologação do sistema gerador de energia, basta entrar em contato com a distribuidora local de eletricidade e solicitar que seja feita a conexão da rede elétrica local ao sistema elétrico da sua usina solar.

Caso todas as exigências propostas pela concessionária, bem como as Resoluções da ANEEL, estejam sendo seguidas, é possível começar a produção na usina.

É importante salientar que sempre há pequenas diferenças nas exigências entre concessionárias de diferentes estados.

 

As etapas da homologação de energia solar

 

 

1. Solicitação de acesso

Esse primeiro passo refere-se ao momento em que o dono das placas solares entra em contato com a empresa de energia local. Normalmente, as concessionárias possuem formulários online, permitindo o preenchimento dos dados do solicitante e dos técnicos envolvidos na execução do projeto no conforto de casa. 

Todo esse procedimento segue normas da ANEEL.

2. Análise da solicitação

A concessionária avalia a solicitação de acesso e todos os documentos enviados pelo solicitante, sinalizando a aprovação ou reprovação do projeto.

Caso seja aprovado, em um prazo de 15 dias (que pode ser estendido em casos de problemas nas instalações elétricas da região), a concessionária envia o parecer de acesso, autorizando o início da instalação da usina.

Caso seja reprovado, a concessionária fornece um feedback a respeito das correções necessárias a serem realizadas antes de se iniciar a operação.  

3. Aprovação do projeto

Com o projeto aprovado e todo o equipamento do sistema de geração funcionando é possível seguir para a vistoria do sistema.

4. Vistoria do sistema

Técnicos da distribuidora de energia em questão vão até o local da usina e checam o funcionamento do sistema, realizando testes com todos os equipamentos, em especial com o inversor solar – responsável pelo monitoramento da energia gerada nos módulos.

Relatórios com as observações e solicitações de ajuste serão enviadas em até 5 dias após a vistoria. Caso necessário, seu sistema fotovoltaico deverá passar por algumas alterações para o funcionamento.

Por fim, caso tudo ocorra corretamente, a própria concessionária realiza a troca do medidor convencional pelo medidor bidirecional.

 

Quais documentos são necessários para a homologação?

 

Veja quais são os dados e documentos que devem ser concedidos durante a realização da homologação:

  • Documento dos consumidores que farão uso desse modelo de compensação;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • Número de registro da concessão do Inmetro ou o número de conformidade do inversor;
  • Formulários de solicitação de acesso para a microgeração distribuída e a minigeração distribuída;
  • Formulário padrão para cada situação.

 

Quem pode solicitar a homologação?

 

 

A homologação da usina solar pode ser realizada pelo próprio usuário, embora seja pouco comum.

Geralmente, a empresa contratada para realizar o projeto do sistema é encarregada dessa responsabilidade.

Desse modo, para realizar o projeto de uma usina fotovoltaica eficiente, conduzindo uma homologação rápida, é importante contratar uma empresa séria, competente e formada por profissionais capacitados.

A SolarChio conta com um time de qualidade, pronto para te atender. Clique aqui e conheça alguns dos nossos projetos.

Caso já tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, nós preparamos uma ferramenta perfeita para você. Clique aqui e será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!