O ato de consumir é algo extremamente comum em nossa sociedade.

Diariamente, em todo o globo, inúmeras pessoas compram produtos ou serviços, gerando consequências positivas, como o surgimento de empregos e a movimentação da economia.

Por outro lado, saiba que: quando consumimos de forma não inteligente, podemos causar diversos malefícios para a sociedade e para a natureza!

O consumo não consciente tem sido um impulsionador de diversos problemas relacionados, principalmente, ao meio ambiente e seus recursos, sendo estes indispensáveis para a vida na terra.

A elevação dos preços da energia, de alimentos e de vários outros produtos ou serviços estão diretamente ligados à utilização desenfreada dos recursos do nosso planeta.

Dessa forma, neste artigo vamos discutir sobre o que é o consumo consciente e o porquê de ele ser tão necessário nos dias atuais. Boa leitura!

O que é consumo consciente?

O consumo consciente ou consumo sustentável, diz respeito ao uso de produtos ecologicamente corretos, ao planejamento de compras, à utilização de bens até o fim da sua vida útil, à reciclagem de materiais e à economia de recursos.

Essas ações, quando aplicadas diariamente, ajudam a reduzir de forma significativa o impacto ambiental das nossas ações sobre o planeta.

Um consumidor consciente é aquele que se preocupa com o meio ambiente, com o bem estar próprio e de toda a sociedade, pensando também na qualidade de vida das futuras gerações.

Importância do consumo consciente

A prática do consumo consciente impacta diariamente nossas vidas.

A compra compulsiva e irresponsável de bens vem aumentando a cada ano a quantidade de lixo que produzimos e deixamos em nosso planeta, o que gera ainda mais complicações. A morte da fauna e da flora pertencente ao local onde essa sujeira é descartada é inevitável, assim como o desbalanceamento da sua cadeia ecológica.

Por esses motivos, torna-se tão importante adotar atitudes que contemplem práticas sustentáveis.

A seguir, acompanhe algumas medidas de consumo consciente que podem ser adotadas por você diariamente!

Consumo consciente de água

A água é um dos elementos essenciais para a vida humana e terrestre.

Além de ser indispensável para a realização das nossas funções biológicas, ela é de grande importância para o funcionamento das usinas hidrelétricas, das indústrias e para a fabricação de grande parte dos nossos bens de consumo.

Apesar disso, há muitos anos temos notado um grande descaso com esse recurso - problema que impulsiona graves mudanças climáticas e crises hídricas, como a mais recente, vista em 2021 e que foi a pior dos últimos 90 anos.

Além disso, mesmo que 70% do nosso planeta seja coberto de água, saiba que apenas 1% dela é própria para o consumo. Dessa forma, o consumo de água deve ser feito de forma extremamente inteligente.

Evite o desperdício de água!

Procure tomar banhos mais curtos e evitar manter a torneira aberta quando não houver necessidade. Simples ações como essas já contribuem de forma significativa para a causa.

Consumo consciente de alimentos

É comum que encontremos amigos que não façam o planejamento das próprias compras.

Essas pessoas, quando vão ao supermercado, compram de forma irresponsável e o resultado, quase sempre, é a perda de alimentos, visto que muitos chegam a estragar ou passar da data de validade. Ou seja: um grande desperdício é gerado!

Esse descarte de alimentos e de suas respectivas embalagens geram um acúmulo de lixo, que, ao ser realizado de maneira incorreta, geram uma série de problemas ambientais.

Evitar esse problema é de extrema importância para mantermos o nosso planeta saudável!

Consumo consciente de energia

O consumo inteligente de energia deve ser uma das principais preocupações de uma sociedade que deseja se desenvolver de maneira eficiente.

No caso do Brasil, a matriz energética ainda é extremamente dependente das grandes hidrelétricas, que por muitas vezes, ao longo dos últimos anos, tiveram problemas para suprir a demanda energética nacional.

Nesses cenários de crise, nosso país se viu forçado a utilizar as usinas termelétricas para evitar problemas ainda maiores, como os apagões, que comprometem a vida de inúmeras famílias brasileiras.

Porém, o uso das termelétricas também gera consequências negativas. O aumento dos custos da produção nacional de energia, gerado por essas usinas, ocasionou o surgimento de uma nova bandeira tarifária, a de escassez hídrica.  

Caso não saiba, as bandeiras tarifárias representam diferentes variações que acometem o valor final da sua fatura de eletricidade. Atualmente, além da bandeira de escassez hídrica, existem as bandeiras verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.

Apenas a bandeira verde indica que as condições para produção de energia elétrica estão favoráveis e, portanto, a tarifa cobrada sobre o consumo não sofre acréscimos.

Com a instalação da bandeira de escassez, vários consumidores se viram forçados a buscar formas de fugir definitivamente dos altos custos da conta de luz, adotando ações que visão diminuir o consumo desse recurso.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas para realizar o consumo consciente de energia:

  1. Evite deixar luzes ligadas quando não for necessário;
  2. Tome banhos rápidos, o chuveiro elétrico pode ser um grande vilão para aqueles que buscam diminuir o custo da conta de luz;
  3. Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados. O modo de espera, ou stand-by, pode aumentar o consumo em 20%;
  4. Quando for trocar seus aparelhos eletrônicos, busque aqueles com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) de eficiência;
  5. Nunca use lâmpadas incandescentes. Procure pela fluorescente ou ainda os modelos LED, que são recicláveis e economizam ainda mais energia;
  6. Acumule uma boa quantidade de roupas antes de utilizar a máquina de lavar.
  7. Instale sensores de luz: eles permitem que alguns aparelhos eletrônicos gastem bem menos eletricidade.

Utilize energia solar e produza sua própria energia limpa e renovável

Adquirir placas solares e produzir a própria energia também é uma forma de consumo consciente!

Esses aparelhos são capazes de converter os raios de sol que neles incidem em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Dessa forma, é possível utilizar essa fonte de energia com o fim de suprir as demandas energéticas de uma residência, empresa, indústria ou até mesmo uma área rural!

Clique aqui caso queira entender melhor sobre a energia solar fotovoltaica.

O melhor de tudo é que, utilizando a energia solar, o consumidor, além de contribuir com o consumo consciente de energia e ajudar diminuir a sobrecarga das hidrelétricas, também pode reduzir o valor da fatura de energia elétrica em até 95%!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!