A energia que mais cresce no mundo, especialmente no Brasil, é a energia solar.

O alto índice de incidência de luz do sol em nosso território faz com que tenhamos o potencial de nos tornar um grande produtor dessa fonte renovável e limpa!

Essa vantagem, aliada à recente crise hídrica que aumentou o custo da tarifa de luz, tornou cada vez mais fácil e benéfico utilizar fontes de energia alternativas e mais baratas.

Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirmam que o crescimento médio anual desse setor foi de 200% desde 2012, ano em que surge o sistema de compensação da energia solar.

Esses números mostram que, apesar das adversidades enfrentadas durante a crise de Covid-19, os benefícios da tecnologia fotovoltaica causaram uma resposta rápida e positiva do mercado.

Ao final deste artigo, você vai conhecer melhor o mercado de energia solar e passará a entender o motivo de sua popularidade crescente!

O que é mercado de energia solar

O mercado de energia solar compreende a cadeia econômica que envolve todos os processos necessários para a instalação e o uso de placas fotovoltaicas em casas, prédios, condomínios ou quaisquer empreendimentos.

Criação e desenvolvimento do mercado de energia solar

Os primeiros passos do mercado brasileiro de energia solar aconteceram em 2010, quando a Aneel buscou reduzir as barreiras para a instalação da geração distribuída de energia (GD).

O marco legal veio em 2012, através da Resolução 482 da Aneel, com o objetivo de definir alguns pontos importantes acerca da produção e consumo da energia fotovoltaica, como:

  • Possibilidade de conexão de uma usina fotovoltaica na rede elétrica da concessionária local (sistemas on-grid);
  • Criação do sistema de compensação da energia solar (créditos energéticos);
  • Regras para os custos mínimos de cobrança na conta de luz.

Créditos energéticos

O sistema de créditos energéticos da energia solar foi desenvolvido para permitir que o usuário das placas tenha a possibilidade de injetar o excedente de carga - que é produzida na usina durante todo o dia - na rede elétrica da concessionária.

Dessa forma, é possível que seja utilizada a eletricidade vinda da rede local em momentos em que as placas não estejam produzindo energia, como durante a noite.

Os créditos obtidos podem ser utilizados em um período de até 60 meses.


Esse benefício permite que muitos brasileiros reduzam drasticamente o valor da fatura de eletricidade ao final do mês, obtendo uma economia que pode chegar a 95%.

Por conta das vantagens geradas a partir do consumo e produção da energia solar, em 2015 foi publicado o Convênio ICMS n° 16/2015 e a Lei n° 13.169/2015. Essas normas permitiram o fim da cobrança de alguns impostos sobre a conta de luz dos consumidores de energia solar. Acompanhe:

  • Isenção do tributo federal PIS (Programa de Integração Social);
  • Isenção do tributo federal CONFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Além disso, com a Resolução Normativa 687, ainda em 2015, houveram novas mudanças. A partir daí, surgiram diferentes modalidades de consumo da energia solar e, com elas, tornou-se mais fácil o acesso a esse recurso.

Já ao final da última década, em janeiro de 2018, a energia solar fotovoltaica chegou a 1 gigawatt (GW) de potência instalada no Brasil.

Hoje, o país ultrapassou os 13 GW de potência operacional da fonte fotovoltaica e já possui incentivos como o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD).

De acordo com a Aneel, apenas levando em conta a geração distribuída – usinas de pequeno porte – já produzimos mais de 8 GW de energia renovável!

Por que investir no mercado de energia solar?

Um estudo encomendado pelo Greenpeace e realizado pelo Datafolha aponta que mais de 70% dos consumidores gostariam de obter linhas de financiamento para começar a produzir a própria energia solar.

Esses dados mostram que as casa autônomas – que produzem energia para suprir sua demanda elétrica – são cada vez mais comuns e desejadas pela população.

Acompanhe agora algumas vantagens que o consumidor pode usufruir caso ingresse ao mercado de energia solar.

A energia solar é limpa e renovável

A energia que chega até nós vinda do sol é extremamente abundante e gratuita!

Ao utilizá-la para obter eletricidade através do uso dos painéis solares, o consumidor estará contribuindo para o meio ambiente, visto que o processo de transformação da energia solar é também completamente livre de poluentes.

Dessa forma, a tecnologia fotovoltaica é uma ótima ferramenta para promover o uso consciente de energia, já que sua fonte é inesgotável e seu uso traz benefícios para a sociedade.

A energia solar evita a inflação energética

Todo ano, a tarifa de eletricidade é reajustada no Brasil, proporcionando um aumento na conta de luz de toda a população.

Entretanto, caso opte por utilizar um sistema fotovoltaico, você poderá se ver livre da inflação sobre o custo da energia elétrica propiciada pela companhia local.

Para entender como isso é possível, veja a seguir como o cálculo da conta de luz é realizado:

  1. Durante um mês, é consumido uma quantidade X de energia elétrica;
  2. Essa quantidade X é multiplicada pelo valor da bandeira tarifária em vigor;
  3. Ao final, são acrescidos o custo do uso da rede elétrica local e os impostos do governo.

As bandeiras tarifárias representam diferentes variações que acometem o valor final da sua fatura de eletricidade. Atualmente, existem as bandeiras verde, amarela, vermelha patamar 1, vermelha patamar 2 e bandeira de escassez hídrica.

A bandeira verde indica que as condições para a produção de energia elétrica estão extremamente favoráveis e, portanto, a tarifa cobrada sobre o consumo não sofre acréscimo.

Com a instalação da bandeira de escassez hídrica, vários consumidores viram na tecnologia fotovoltaica, uma opção para fugir definitivamente dos altos custos da conta de luz!

Queda nos custos da tecnologia

A energia solar nunca esteve tão acessível como hoje!

Segundo dados da Aneel, de 2014 a 2019, houve uma queda de aproximadamente 45% no preço das placas solares. Esse fator, aliado ao crescente aumento do valor da energia elétrica no Brasil, fazem com que o payback do sistema seja reduzido, tornando o investimento ainda mais atrativo.

Payback

Quando se adquire uma usina solar, é possível obter o dinheiro investido para a aquisição da tecnologia de volta!

Nesse sentido, o payback nos informa em quanto tempo o investimento realizado será retornado ao consumidor. Na maioria das vezes, esse retorno acontece em até 5 anos.

Percebe-se como esse tempo é curto quando comparado com o prazo em que as placas solares são capazes de manter 100% de sua eficiência: por aproximadamente 25 anos!

Linhas de financiamento da energia solar

As linhas de financiamento trouxeram um grande avanço no número de usinas fotovoltaicas por possibilitarem que grande parte dos consumidores arquem com os custos iniciais do projeto.

Atualmente, bancos públicos e privados oferecem mais de 70 linhas de crédito para a compra ou instalação das usinas solares.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CELA (Clean Energy Latin America) em parceria com a Absolar, grande parte dessas linhas é destinada para usinas de pequeno porte, compondo a geração distribuída. 

Esses dados reforçam a ideia de que, seja para pessoas físicas ou jurídicas, esses financiamentos tornaram a energia solar acessível para grande parte dos consumidores.

Com juros atrativos e longos prazos para pagamento, muitas vezes esses financiamentos acabam por possuír parcelas de mesmo valor ou até abaixo da economia mensal obtida com a tecnologia!

Faça parte do mercado de energia solar!

As modernas usinas solares têm atraído cada vez mais usuários com suas inúmeras vantagens. Além de proporcionarem diversos benefícios sociais e ambientais, os módulos podem trazer uma grande economia para o seu bolso!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina fotovoltaica e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!