O nosso país passa por uma grave crise hídrica, que, ao longo dos últimos anos, tem contribuído para o aumento significativo do preço da eletricidade.

Visando diminuir esse problema e evitar complicações ainda maiores, uma nova modalidade de geração de energia surgiu no mercado, a geração distribuída (GD).

Diferentemente da geração centralizada ou convencional, na qual a eletricidade que chega aos consumidores vem de grandes usinas, como as hidrelétricas, a geração distribuída envolve a produção a partir de unidades menores, como as usinas de energia solar.

Essa modalidade de geração faz parte de um conjunto de modernizações promovidas no setor energético brasileiro, buscando flexibilizar as formas de produzir e consumir energia.

Além de diversificar as maneiras como consumimos eletricidade, a GD também traz outras vantagens! Entenda mais sobre o que é geração distribuída a seguir

O que é geração distribuída de energia?

Geração distribuída designa a produção de eletricidade realizada junto ou próximo ao local de consumo.

Essa modalidade envolve o uso de diversas tecnologias modernas, sendo as que utilizam recursos naturais renováveis mais comuns.

O avanço dessas técnicas tem permitido a construção de usinas com potências cada vez menores, proporcionando uma variedade ainda maior de possíveis utilizações desses sistemas.

Quais as diferenças entre geração distribuída e centralizada?

As principais diferenças entre esses sistemas são o tamanho da usina e sua localização.

Na geração centralizada, a energia é produzida em grandes usinas, como as hidroelétricas ou termoelétricas, e, em seguida, passa por vários processos de transformação para ser transportada até as unidades de consumo.

Por outro lado, a geração distribuída permite que o consumidor instale uma usina em sua casa ou em algum local próximo, passando a produzir a própria energia.

Essa modalidade permite que sistemas mais simples sejam construídos, diminuindo consideravelmente as perdas de energia e possibilitando o uso de fontes renováveis e limpas que contribuem com o meio ambiente e diversificam nossa matriz energética.

Vantagens da geração distribuída de energia

Além de flexibilizar as formas nas quais podemos consumir energia, a geração distribuída apresenta outras vantagens em relação à convencional. Acompanhe:

Eficiência

Uma das principais vantagens dessa modalidade é que podemos evitar as “perdas técnicas” de eletricidade, que acontecem por conta das longas distâncias que a energia precisa percorrer nas linhas de transmissão

Todos os processos de transporte e transformação da energia, que acontecem desde o momento em que ela sai de uma grande usina e chega ao consumidor, influenciam na perda de carga.

Por esse motivo a geração distribuída apresenta uma eficiência mais elevada, visto que é produzida próximo ou no mesmo local de consumo!

Uso de fontes limpas e renováveis

Primeiramente, saiba que energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa!

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza. A água, o vento e os raios solares são alguns exemplos.

As hidrelétricas utilizam a queda da água (recurso renovável) como fonte de energia. Entretanto, ainda causam grandes impactos negativos no meio ambiente ao alterarem o plano de rios, desmatarem grandes regiões durante suas construções e, consequentemente, contribuírem com a emissão de gás carbônico para a atmosfera

Assim, a energia proveniente das hidrelétricas pode ser considerada renovável, porém, não limpa.

Na geração distribuída, o consumidor pode optar por adquirir, por exemplo, placas solares, que funcionam a partir da absorção da energia que chega dos raios do sol, caracterizando uma fonte limpa e inesgotável!

Uso de tecnologias moderna

Com os recentes avanços no setor energético, hoje, o consumidor tem a possibilidade de escolher por diversas formas de produzir a própria eletricidade através da geração distribuída, sendo as mais comuns:

  • Usando um kit de energia solar;
  • Construindo pequenas centrais hidrelétricas – PCH’s;
  • Utilizando sistemas Co-geradores;
  • Utilizando geradores que usam como fonte de energia resíduos combustíveis;
  • Utilizando geradores de emergência.

Esses sistemas contam com equipamentos importantes que permitem que a energia seja amplamente utilizada, seja em sua casa, indústria ou empreendimento.

Mas lembre-se: ao instalar um sistema gerador de energia, busque por uma empresa de confiança, que fornecerá os melhores materiais ao melhor custo-benefício!

Economia no valor da conta de luz

Veja a seguir como o cálculo da conta de luz é realizado:

  1. Durante um mês, é consumido uma quantidade X de energia elétrica;
  2. Essa quantidade X é multiplicada pelo valor da bandeira tarifária em vigor;
  3. Ao final, são acrescidos o custo do uso da rede elétrica local e os impostos do governo.

As bandeiras tarifárias representam diferentes variações que acometem o valor final da sua fatura de eletricidade. Atualmente, existem as bandeiras verde, amarela, vermelha patamar 1, vermelha patamar 2 e bandeira de escassez hídrica.

A bandeira verde indica que as condições para a produção de energia elétrica estão extremamente favoráveis e, portanto, a tarifa cobrada sobre o consumo não sofre acréscimo.

Com a instalação da bandeira de escassez hídrica, vários consumidores viram na geração distribuída uma possibilidade de evitar o pagamento de uma conta de luz extremamente cara.

Assim, ao produzir a própria energia, é possível reduzir a fatura mensal em até 90%, especialmente para os usuários do sistema solar fotovoltaico.

Geração de empregos

Ao estimularmos a construção de centenas de milhares de pequenas usinas estamos distribuindo investimentos e criando empregos por onde houver consumidores do segmento da geração distribuída.

Esses investimentos movimentam a economia de diversos setores envolvidos nos processos, que vão desde a fabricação à instalação dos sistemas.

Como funciona a geração distribuída?

Acompanhe a seguir as principais formas de consumo da geração distribuída:

Geração na unidade consumidora

Nessa modalidade o sistema é instalado no mesmo endereço e no mesmo ponto de conexão da unidade consumidora com a rede local. Os exemplos mais comuns são imóveis com usinas de energia solar térmica ou fotovoltaica.

A energia gerada durante o dia alimenta a casa e o excedente fica armazenado no sistema da distribuidora, sendo convertida em créditos energéticos.

Esses créditos serão usados para abater o consumo que eventualmente é feito pela rede elétrica local nos momentos em que não ocorrer produção de energia própria.

Vale lembrar que é impossível transferir os créditos para outra unidade de consumo nesse segmento.

Geração compartilhada

Nesse caso, duas ou mais pessoas (física ou jurídica) podem se unir para instalar uma usina em um local diferente das unidades consumidoras da energia.

A usina gera eletricidade que fica armazenada na rede local, produzindo créditos que vão ser compensados na conta de luz dos usuários.

A única exigência dessa modalidade é que todas as unidades de consumo e produção estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia.

A maior vantagem aqui é que há uma grande economia no investimento inicial, uma vez que este é dividido entre os colaboradores, além do fato de as contas de luz saírem consideravelmente mais baratas.  

Autoconsumo remoto

Nesse segmento, a mesma pessoa (física ou jurídica) pode gerar energia em um local e distribuir os créditos obtidos para outras unidades consumidoras.

Essa modalidade é comumente usada em empresas que geram a própria energia e querem distribuir esse recurso entre suas filiais. Ainda há os casos de consumidores que não possuem espaço para construir a usina na própria casa, mas são capazes de acomodar o sistema gerador em algum outro imóvel.

Aqui, ambas as unidades precisam estar no nome do mesmo titular, além de estarem na área de concessão da mesma distribuidora.

Empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras

Essa modalidade é caracterizada pelo uso de uma pequena usina de energia entre os moradores e lojistas de condomínios verticais ou horizontais.

Dessa forma, os apartamentos, casas e lojas são alimentados pela mesma fonte energética, assim como as áreas comuns. Na maioria dos casos, é utilizada uma usina de energia solar fotovoltaica.

Por conta disso, esse segmento da geração distribuída permitiu o desenvolvimento de um novo nicho de mercado, promovendo o uso da tecnologia fotovoltaica entre as melhores construtoras civis.

Geração distribuída com o uso da energia fotovoltaica

Sem dúvidas, uma das melhores formas para ingressar na geração distribuída é por meio do uso da tecnologia fotovoltaica.

As modernas usinas solares têm atraído cada vez mais usuários com suas inúmeras vantagens. Além de serem de fácil instalação e manutenção, permitem um rápido retorno do investimento inicial realizado sem impactar no ambiente!

Para saber mais sobre a energia solar, confira o nosso blog!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina fotovoltaica e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!