A energia solar se tornou muito popular entre os brasileiros. Sejam em casas, fazendas, prédios ou indústrias, as placas fotovoltaicas são um elemento cada vez mais comum no nosso dia a dia.

Muito desse sucesso se dá por conta da versatilidade da tecnologia, que oferece diferentes modalidades de consumo e armazenamento de energia, sendo as mais comuns:

  • Usinas solares on-grid, que geram a própria energia durante o dia e armazenam o excedente na rede da concessionária local, que em troca oferece créditos para serem utilizados em momentos que não há geração, como a noite, por exemplo;
  • Usinas solares off-grid, que possuem um conjunto de baterias para armazenar a energia que não foi consumida durante o dia e que permite utilizá-la em outros momentos de maior necessidade.

Porém, é possível recorrer ainda à uma opção intermediária às citadas acima, o sistema fotovoltaico híbrido.

Neste artigo, conheça o sistema fotovoltaico híbrido, uma alternativa que alia vantagens das duas modalidades tradicionais de usinas solares.

 

O que é o sistema híbrido solar?

 

O sistema fotovoltaico híbrido é uma junção dos dois tipos mais comuns de usinas solares, ou seja, esse sistema é caracterizado principalmente pela presença de baterias e pela conexão que é realizada na rede elétrica da concessionária local. 

Dessa maneira, a energia gerada nas placas é consumida e o seu excedente pode ser armazenado de duas maneiras diferentes, o que torna a tecnologia mais versátil, eficiente e previne problemas de falta de eletricidade.

Esse recurso já conta com o seu próprio inversor, o inversor solar híbrido, que funciona de modo conectado à rede, como um inversor interativo (on-grid), além de estar também conectado diretamente às cargas, como um inversor autônomo (off-grid).

 

Quais são os principais tipos de sistemas solares híbridos?

 

Os tipos de instalações contendo sistemas fotovoltaicos híbridos podem variar bastante em função da necessidade do usuário, porém, podemos classificar duas categorias importantes que compõe a tecnologia. Confira:

 

Sistema fotovoltaico híbrido All in One

Nesse sistema, as baterias são alimentadas diretamente pela rede elétrica. Sua indicação é atribuída a instalações ou equipamentos que devem funcionar ininterruptamente.

Além do banco de baterias e o inversor solar, nas usinas All in One é comum o uso de controladores de carga ou retificadores para garantir um bom funcionamento do sistema.

 

Sistema fotovoltaico híbrido Bi-modal

Nesse caso, o usuário tem um inversor que é ligado tanto na rede quanto às baterias, dessa maneira, o consumidor pode escolher entre utilizar a eletricidade da rede diretamente ou carregar as baterias.

Assim, torna-se possível armazenar energia de emergência quando ocorrem quedas ou grandes variações de corrente, funcionamento característico do “nobreak”, equipamento muito utilizado em sistemas elétricos.

Esse recurso conta com um inversor solar Bi-modal, capaz de carregar o banco de baterias tanto com energia da rede, quanto com aquela proveniente dos painéis solares, sendo que seu funcionamento é constante.

 

Vantagens do sistema híbrido

 

Além de todas as vantagens inerentes à tecnologia solar - que proporciona a possibilidade de gerar a própria energia limpa, renovável e de baixo custo - o sistema híbrido permite que o seu usuário obtenha ainda mais benefícios.

Essa tecnologia dá três opções para o direcionamento de energia:

  1. Sistema elétrico e aparelhos locais;
  2. Baterias;
  3. Rede elétrica.

Com essas opções em mãos, é possível que, em uma eventual falta ou racionamento de energia, o usuário possa recorrer ao banco de baterias com energia previamente armazenada.

Além disso, essas opções também garantem economia, uma vez que as baterias podem ser usadas para armazenar eletricidade fora dos horários de ponta – momento em que a energia costuma ser mais barata - para que possam ser utilizados nos momentos de pico, quando o valor da energia é máximo.

Essa opção faz bastante sentido para empresas ou indústrias que são obrigadas a operarem em horário de ponta. Nesses casos, a economia mensal pode ser muito grande, o que viabiliza outros investimentos, gerando ainda mais lucros.

 

Conheça mais sobre a energia solar!

 

 

Ficou curioso para saber mais a respeito da energia solar?  Acesse o site da SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia – explore nosso blog e entenda mais sobre diversos temas a respeito da tecnologia fotovoltaica e as novidades que ocorrem no setor!

Além disso, em nosso site você também poderá simular de quanto deverá ser o seu investimento para adquirir essa tecnologia visando os seus interesses e condições atuais!