Não é de hoje que a busca pela preservação ambiental está em foco!

Visando um crescimento econômico exacerbado, por muitos anos, as nações utilizaram seus recursos naturais de forma indiscriminada, sem levar em consideração as consequências ambientais dessa exploração desenfreada.

Como resultado, a degradação do ecossistema se intensificou e os impactos negativos sobre a qualidade de vida estão se tornando cada vez mais evidentes!

Diante dessa realidade, a necessidade de práticas mais sustentáveis se tornou urgente. Por isso, a promoção de um desenvolvimento econômico unido à preservação ambiental é mais do que precisa para a promoção do bem-estar das sociedades atuais e futuras.

Neste artigo, confira 10 atitudes que você pode começar a adotar agora mesmo para contribuir com a preservação do meio ambiente e um futuro mais sustentável.

 

1. Invista em uma energia renovável e limpa

 

 

A energia é considerada renovável quando é gerada a partir de fontes inesgotáveis. Por sua vez, energia limpa é aquela produzida sem que ocorra emissão de poluentes na atmosfera e sem gerar grandes impactos à natureza.

Ambas essas soluções energéticas surgem com o objetivo de substituir os recursos que agravam o aquecimento global, entre outros sérios problemas ambientais.

No mundo, as energias solar e eólica são consideradas as maiores referências desse tipo de geração.

Como consumidor, você contribuirá (e muito) para o ecossistema ao adquirir placas fotovoltaicas e passar a transformar a energia solar em eletricidade para a sua casa, comércio, indústria ou, até mesmo, para sua propriedade rural.

Fica claro que um dos maiores benefícios da energia solar fotovoltaica é o seu impacto no meio ambiente praticamente nulo, sendo uma das fontes mais sustentáveis da matriz energética.

Além disso, ao utilizar uma usina fotovoltaica você poderá desfrutar de inúmeros outros benefícios, como:

  • Valorização de seu imóvel;
  • Produção autônoma de eletricidade;
  • Diminuição de quase 95% de sua conta de luz;
  • Recuperação do dinheiro investido em sua usina em, no máximo, 5 anos;

Mas fique atento! Para garantir máxima eficiência de sua tecnologia fotovoltaica é preciso contratar uma empresa de confiança, que irá fornecer aparelhos de qualidade e realizar a devida manutenção de forma atenta e eficiente, sempre trabalhando de forma sustentável.

Assim, a SolarChio – maior empresa de solução em energia solar da Bahia - conta com uma equipe preparada para atender as suas necessidades e proporcionar a você o melhor que o mercado pode oferecer.

Ficou interessado em saber quanto custaria para adquirir uma usina fotovoltaica? Não se preocupe. De forma gratuita, você pode realizar um orçamento e descobrir agora mesmo de quanto deverá ser seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora – basta clicar aqui!

 

2. Reutilize e recicle

 

 

Toneladas de lixo são descartadas diariamente, aumentando a poluição e prejudicando o meio ambiente.

Para ajudar nessa situação, diminuir o descarte do seu lixo em casa, reutilizando alguns materiais, é essencial.

Com relação aos restos de alimentos, aproveite-os para realizar uma compostagem! Essa técnica transforma a matéria orgânica em adubo natural para suas plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Cobertores, toalhas ou roupas muito velhas também podem ser reaproveitados, tornando-se panos de chão ou, até mesmo, cobertores e forros para caminhas de animais de estimação. Use sua criatividade!

Já potes, como os de margarina e de sorvete, podem virar recipientes para guardar restos de comida ou produtos de limpeza.

E lembre-se: caso os resíduos não possam ser reutilizados, busque reciclá-los!

O lixo reciclável deve ser descartado corretamente e, para isso, precisa ser separado de maneira a facilitar a coleta seletiva. Assim, foi estabelecido um código de cores para os tipos de resíduos.

Confira a seguir os materiais que cada container colorido deve receber:

  • Azul: papéis e papelões;
  • Verde: vidro;
  • Vermelho: plásticos;
  • Amarelo: metais;
  • Marrom: resíduos orgânicos.

 

3. Evite o desperdício de água

 

 

Evitar o desperdício de água é uma das práticas sustentáveis mais importantes.

A água potável, um recurso tão essencial à vida, em algumas décadas, pode vir a se tornar escassa, trazendo graves problemas mundiais. Portanto, é necessário que repensemos seu uso.

Instalar torneiras com sensores automáticos é uma boa maneira de se evitar o desperdício desse bem. Pesquisas confirmam que, com essa tecnologia, é possível economizar até 40% de água.

Economizar água ao lavar roupas e louça também é importante. Você sabia que 15 minutos com a torneira aberta gasta, em média, 240 litros de água?

Lembre-se também de evitar banhos demorados!

 

4. Priorize o consumo consciente

 

 

Refletir sobre as implicações ambientais de nossas compras e sua influência na qualidade de vida do ecossistema é a essência do consumo consciente.

Assim, é de extrema importância avaliar se o que desejamos comprar é durável ou se será descartado facilmente. Repensar as compras, muitas vezes feitas de forma impulsiva, ajuda a evitar o consumo desnecessário e a preservar os recursos naturais.

Além disso, evitar o desperdício de alimentos também é um importante passo em direção ao consumo consciente.

Dessa forma, planejar as compras e a sua alimentação da semana pode evitar o descarte desnecessário de alimentos que poderiam ser aproveitados de outras formas.

Outro aspecto importante de consumir conscientemente tange a escolha de produtos que tenham embalagens sustentáveis e recicláveis. Com isso, é possível contribuir com a redução da poluição causada pelo descarte inadequado de embalagens feitas de materiais nocivos ao planeta.

 

5. Busque se informar sobre as marcas

 

 

Ao adquirir um serviço ou produto, é muito importante que analise as suas opções de escolha.

Consumir conscientemente também significa dar mais valor às empresas que possuem responsabilidades socioambientais. Assim, você pode optar por comprar roupas em uma empresa que reutiliza tecidos, por exemplo.

Obter alguma mercadoria em empresas que apoiam causas importantes é um excelente exemplo de prática sustentável.

A empresa brasileira Natura é uma das companhias referência em termos de responsabilidade com a natureza! Um de seus grandes feitos refere-se ao investimento em uma usina de energia solar com 1.580 placas fotovoltaicas – o que a fez reduzir o consumo de eletricidade proveniente das hidroelétricas.

Outra ação em prol do meio ambiente realizada pela instituição foi a criação de embalagens de papel reciclado para os produtos comercializados e a elaboração de projetos que visam a preservação da Floresta Amazônica, como a ação Amazônia Viva.

 

6. Utilize meios de transporte mais sustentáveis

 

 

Utilizar excessivamente meios de transporte individuais pode prejudicar (e muito) o ecossistema.

Os automóveis lançam na atmosfera gases tóxicos, como o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO) e o óxido de nitrogênio (NOx). Esses gases, além de contribuírem para o agravamento do efeito estufa, também trazem diversas mazelas ao ser humano, como problemas de saúde.

Portanto, utilizar o transporte público, ir para o trabalho de carona com um amigo ou até mesmo pedalar uma bicicleta podem ser boas alternativas para um deslocamento mais sustentável!

 

7. Evite embalagens e sacolas plásticas

 

 

O plástico é um dos materiais mais utilizados no setor de comércio e serviços e se tornou praticamente indispensável para a vida moderna.

Entretanto, seu descarte incorreto pode gerar grandes problemas para a natureza.

Por ser extremamente resistente, o plástico leva, em média, 400 anos para se decompor e, durante esse processo, o material libera gases tóxicos, afetando o solo, a água e o ar.

Consequentemente, a fauna e a flora sofrem intensamente, e até mesmo os seres humanos acabam prejudicados com doenças por meio de alimentos contaminados.

Desse modo, realizar o descarte do plástico corretamente é essencial. Mas, melhor que isso, é evitar o seu uso, optando por produtos e alimentos que venham em embalagens de vidro ou papel.

Além disso, ao fazer compras, tenha sempre com você uma bolsa retornável, conhecidas como ecobags, e recuse o uso das sacolinhas!

 

8. Utilize produtos de limpeza sustentáveis

 

 

Essa é uma atitude simples e efetiva que podemos adotar em nosso dia a dia para contribuir com o meio ambiente.

Produtos de limpeza convencionais contêm substancias químicas que podem causar danos à saúde humana e ao ecossistema, tanto na sua produção quanto no seu descarte.

Ao optar por produtos mais sustentáveis, você escolherá aqueles que utilizam de matérias primas renováveis e que são produzidos respeitando a natureza, utilizando tecnologias menos agressivas, além de possuírem embalagens recicláveis e reutilizáveis.

Outra vantagem é que esses itens de limpeza acabam sendo menos agressivos à saúde, uma vez que não possuem substâncias tóxicas ou irritantes, o que os torna uma escolha mais segura para quem tem alergia ou sensibilidades.

Existem diversas opções de produtos de limpeza sustentáveis no mercado, como sabões naturais, detergentes biodegradáveis, entre outros. Mas também é possível fazer os seus próprios produtinhos em casa, utilizando ingredientes simples e naturais, como vinagre, bicarbonato de sódio e limão.

 

9. Cobre as autoridades locais

 

 

Pesquise sobre como as figuras relevantes de sua cidade tem apoiado projetos de sustentabilidade. Há coleta seletiva para todas as regiões? Há investimento em transporte público? A prefeitura utiliza de placas solares?

Cobrar ações efetivas dos políticos é uma maneira de exercer sua cidadania e atuar de forma sustentável.

 

10. Repasse essas dicas adiante!

 

 

É importante compreender bem quais são os valores que guiam suas escolhas e hábitos. Se adotar práticas sustentáveis faz sentido para você, definitivamente já deve estar colhendo os benefícios de atuar com responsabilidade.

Assim, nada melhor do que propagar seus ideais, incentivando amigos e familiares a atuarem cada vez com mais consciência socioambiental.

Que tal fazer sua parte e repassar essas ideias adiante?