Os desafios enfrentados pelos produtores rurais não são poucos! Entre os principais, podemos citar o cuidado com as finanças, buscando a redução dos custos.

Uma vez que o preço das mercadorias de um agropecuarista é determinado pelo mercado, o único meio para elevar o seu lucro é reduzindo os gastos com a sua produção. Para isso, uma análise minuciosa das atividades da fazenda é essencial.

Eliminar desperdícios, otimizar processos e apostar em tecnologias mais econômicas são alguns dos caminhos que devem ser seguidos quando o assunto é economizar!

Acompanhe este artigo para ter acesso a 5 dicas essenciais para reduzir os gastos em sua produção agropecuária, ajudando-o a deslanchar seu negócio.

 

1. Crie metas e métricas

 

 

Uma vez que tenha determinado como objetivo para o seu negócio a redução de custos e a captação de maiores lucros, é de extrema importância que elenque quais as metas que o farão atingir esse propósito.

Para isso, o primeiro passo é compreender quais são os custos de sua fazenda. O quanto gasta com maquinário, com mão de obra, com matéria prima, com energia, entre outros aspectos.

Compreendendo para onde seu dinheiro vai, é possível traçar metas para economizar nos diferentes setores de seu negócio.

Mas claro, é preciso verificar se o seu plano de ação está funcionando. Portanto, a elaboração de métricas também é essencial!

Elas irão lhe proporcionar resultados em números e você será capaz de acompanhar o desempenho dos setores de sua fazenda, verificando se, de fato, está no caminho certo para cumprir seu objetivo.

Nas próximas dicas, você verificará algumas possibilidades de metas para o seu negócio, que lhe farão, definitivamente, economizar. Confira!

 

2. Verifique se há desperdícios e os evite!

 

 

Em uma produção agropecuária, desperdícios são fáceis de ocorrer.

Problemas com maquinários, insumos fora do prazo de validade, perdas nas colheitas, tudo isso acaba afetando a produção e aumentando o seu custo.

Porém, simples ações são capazes de tornar seu negócio mais efetivo, evitando alguns desperdícios.

Em uma fazenda, a folhagem das árvores pode ser usada como uma espécie de cobertura morta para o solo, conhecida como mulch, o que o protege contra a erosão, evita seu empobrecimento e reduz a quantidade de água necessária para regar certas plantas.

Além disso, restos de comida podem ser utilizados como adubo orgânico, reduzindo o custo com fertilizantes sintéticos, ou, até mesmo, servindo como alimento para certos animais.

Também é de extrema importância conhecer a sazonalidade dos produtos agrícolas. Saber qual a melhor época e o melhor tipo de solo para determinado produto, o ajudará a produzir em maior escala, evitando perdas nas colheitas.

 

3. Faça uma pesquisa minuciosa e escolha bons fornecedores

 

 

Realizar uma pesquisa de mercado detalhada é um dos segredos das fazendas mais bem sucedidas.

Só porque você deseja ter menos custos, não significa que deve realizar negócio com os fornecedores que possuem os insumos mais baratos.

Por esse motivo, pesquisar é importante. Isso vai possibilitá-lo encontrar parceiros que lhe proporcionem um melhor custo-benefício, com produtos de qualidade por um preço justo.

Desse modo, será possível ter uma produção agropecuária de qualidade, evitando possíveis problemas que produtos e serviços de baixa qualidade poderiam proporcionar.

 

4. Considere alugar ou dividir alguns de seus equipamentos

 

 

Tornar mais eficiente o maquinário de sua fazenda e gastar menos com esses equipamentos é uma excelente meta para quem quer economizar.

Para isso, realizar uma limpeza e manutenção periódica nas máquinas é indicado, evitando, assim, grandes estragos e prejuízos futuros.

Outra maneira de reduzir seus custos é analisar a possibilidade de alugar o seu próprio maquinário para outros fazendeiros, o que lhe proporcionaria uma renda mensal a mais.

Já caso precise de algum equipamento que ainda não possui, considere você a possibilidade de alugar o maquinário de alguém ou de realizar uma compra conjunta com outros agropecuaristas.

Lembre-se: muitas máquinas são utilizadas apenas em determinados períodos do ano e deixar seu equipamento ocioso é uma despesa desnecessária.

 

5. Aposte em energia renovável

 

 

A conta de energia ocupa, definitivamente, uma grande parte do orçamento das fazendas. Portanto, uma ótima maneira de economizar é diminuindo o custo com a eletricidade. Mas como?

Hoje em dia, a energia solar tem proporcionado inúmeros benefícios para seus usuários. Entre essas vantagens está a diminuição da conta de luz em até 95%.

Além disso, a tecnologia fotovoltaica proporciona:

  • Autonomia energética;
  • Valorização do imóvel;
  • Uso de energia limpa e renovável.

E não se preocupe, diversas linhas de financiamento oferecem opção para tornar a energia solar mais acessível a moradores e produtores da zona rural.

Esses financiamentos auxiliam na compra e na instalação de usinas fotovoltaicas com taxas mais atrativas!

Se deseja orçar quanto ficará para instalar placas solares em sua fazenda, clique aqui e confira a ferramenta que a SolarChio – maior empresa de energia solar da Bahia – preparou para você.

Não perca tempo e descubra já o valor de seu investimento para aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora e reduzir os seus custos com a conta de luz!