Atualmente, existem diversas maneiras de se utilizar a energia solar e usufruir dos seus benefícios.

Uma ótima opção para aqueles que pretendem especialmente reduzir custos é a energia solar compartilhada! Ela permite que diferentes casas (ou imóveis) possam se beneficiar da geração de energia provida por apenas uma usina solar.

De maneira bem simples, com a energia solar compartilhada é possível uma melhor utilização do excedente energético gerado pelos sistemas fotovoltaicos - os créditos de energia.

Essa modalidade promove a modernização do setor elétrico e da matriz energética brasileira, sendo que, por conta disso, esta vem crescendo, se diversificando e recebendo cada vez mais incentivos.

Neste artigo, conheça a energia solar compartilhada, suas regras e saiba as melhores opções para utilizar essa modalidade da energia solar.

 

O que é a energia solar compartilhada?

 

A energia solar compartilhada é um segmento da energia solar que foi criada pela Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) em 2015, por meio da Resolução normativa 687/2015.

A partir daí, tornou-se possível o compartilhamento de energia entre imóveis que estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia.

 

Como ocorre a geração de energia solar compartilhada?

 

Todo estado brasileiro possui uma empresa detentora dos direitos econômicos sobre a produção e distribuição da energia elétrica.

Dessa maneira, sistemas geradores de energia solar on-grid (conectados na rede elétrica local) possuem essas concessionárias distribuidoras como uma espécie de “sócio” para o caso de a eletricidade produzida não ser totalmente consumida.

Nessas situações em que há excedente de produção elétrica, o que sobra é convertido em créditos de energia, que são contabilizados pela concessionária e podem ser consumidos em um prazo de 30 dias.

Além disso, saiba que o consumidor tem duas opções na hora de dividir os créditos partilhados:

  1. Indicando um percentual. Por exemplo: direcionando 30% do excedente para um imóvel A, outros 30% para um imóvel B e, por fim, 40% para um imóvel C;
  2. Indicando uma ordem de prioridade. Ou seja: 100% do excedente vai para o imóvel A. Caso ainda haja excedente, 100% irá para o imóvel B e assim sucessivamente.

 

Quais os tipos de geração de energia solar compartilhada?

 

A energia solar pode ser compartilhada de diferentes formas. Veja aqui os principais tipos:

 

Auto consumo remoto

 

 

Essa modalidade permite que os consumidores instalem o seu gerador de energia em um local distinto do local de consumo, desde que os imóveis residam na área de concessão da mesma concessionária de energia.

Vamos supor que você resida em um apartamento sem estrutura adequada para instalação de painéis solares, porém, também disponha de um terreno espaçoso perfeito para receber o equipamento. Ao realizar a instalação dos painéis no segundo local, você poderá gerar créditos de energia que serão utilizados em seu apartamento.  

 

Geração compartilhada de energia

 

 

Nessa modalidade, a usina é instalada em um imóvel (consumidor ou não) e gera um excedente de energia que será convertida em crédito e poderá ser partilhado com outros imóveis, desde que estejam na área de concessão da mesma distribuidora.

 

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

 

 

Modalidade na qual moradores de condomínios de casas ou prédios podem optar por uma usina solar de maior porte, que produzirá energia a fim de suprir a demanda das áreas comuns ou até mesmo abater o consumo dos próprios residentes.

 

Quais tipos de associações de consumidores podem gerar energia solar compartilhada?

 

As possíveis associações de consumidores visando usufruir dos benefícios da geração de energia solar compartilhada são:

  • Consórcios de pessoas jurídicas;
  • Cooperativas de pessoas jurídicas ou físicas;
  • Condomínio civil voluntário;
  • Associação civil.

As diferenças entre esses formatos de geração compartilhada residem basicamente no estatuto e nas documentações necessárias.

 

Quais benefícios são obtidos a partir da geração compartilhada de energia solar?

 

A energia solar compartilhada é muito bem vista e desejada por aqueles que desejam gerar a sua própria energia sem ter que realizar um grande investimento para isso, uma vez que todo o custo inicial do sistema será dividido.

A possibilidade de compartilhar apenas uma usina solar para diversos consumidores proporciona muito mais facilidade, tornando a energia solar mais acessível!  

Entre outros benefícios de destaque, temos:

  • Utilização de uma fonte de energia totalmente limpa e inesgotável;
  • Economia mensal no valor da conta de luz;
  • Mais segurança contra quedas de energia;
  • Redução do impacto ecológico.

Além dessas vantagens, saiba que a energia solar auxilia na eficiência do sistema elétrico nacional. Diferentemente da geração centralizada ou convencional, na qual a eletricidade que chega aos consumidores vem de grandes usinas, como as hidrelétricas, a geração distribuída envolve a produção a partir de unidades menores, que, em geral, ficam localizadas próximas ao local de consumo.

Com isso, uma das principais vantagens dessa modalidade é que podemos evitar as “perdas técnicas” de eletricidade, que acontecem por conta das longas distâncias que a energia precisa percorrer nas linhas de transmissão e aumentam o valor da conta de luz do brasileiro.

 

Vale a pena participar da geração de energia solar compartilhada?

 

Por conta de todos esses benefícios e da facilidade na aquisição do sistema, a geração de energia solar compartilhada vem evoluindo de forma constante e, segundo levantamentos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), já atende a demanda de mais de 500 mil unidades consumidoras.

Quem adquire placas fotovoltaicas tem a certeza de que utiliza uma tecnologia moderna, eficiente, de longa vida útil e que torna possível gerar a própria energia limpa e renovável, contribuindo para o não agravamento da atual crise climática global.

Para aproveitar todas essas vantagens, é essencial buscar fornecedores e profissionais capacitados, como o time da Solarchio.

Clique aqui para sanar suas dúvidas sobre o assunto ou realizar o orçamento de sua usina solar.