No momento da simulação de um projeto envolvendo painéis solares, algumas dúvidas quanto às nomenclaturas das unidades de medida de energia e potência são quase sempre muito comuns.

Seja você um cliente, projetista ou, até mesmo, vendedor, entender a diferença entre essas unidades e como fazer a conversão é essencial para garantir que todas as etapas do projeto de uma usina fotovoltaica sejam realizadas da melhor forma possível.

Neste texto, vamos explicar o que é kW, kWh e kWp, medidas comumente usadas no setor de energia solar.

O que é potência e energia?

Antes de entender a diferença entre kWh, kWp e kW, os conceitos de potência e energia devem ficar bem esclarecidos.

O termo energia refere-se à capacidade que um sistema tem de realizar um trabalho, como manter um determinado aparelho elétrico em funcionamento.

Já a potência é uma grandeza física que mede a quantidade de energia que é gerada por um sistema em um intervalo de tempo. Ou seja, a potência é obtida dividindo-se toda a energia que foi produzida por um gerador pelo intervalo de tempo que foi gasto nesse processo.

A unidade que mede a potência é o Watt – que é determinada pelo símbolo W.

O que é o prefixo ‘’k’’ em kW, kWh e kWp?

O “k” em questão é um prefixo utilizado antes das unidades de medida definidas pelo SI (Sistema Internacional de Unidades), sendo um recurso que permite uma representação mais compacta de números extensos.

De maneira resumida, ele é como um multiplicador. Neste caso, o prefixo ‘’k’’ tem valor igual a 1000, assim temos:

Esses cálculos também servem para kWh e kWp.            

O que é Wh?

O sufixo ‘’h’’ quer dizer ‘’hora’’, ou seja, Wh = Watt-hora. Esta não é uma unidade usada para medir potência, medindo apenas energia, seja ela consumida ou gerada.

Digamos que um aparelho de 100 W permaneça ligado por 4 horas consecutivas, logo, seu consumo de energia é de 400 Wh, que é a mesma coisa que 0,4 kWh.

As contas de luz trazem o consumo mensal de energia da sua casa ou empresa por meio dessa unidade, mostrando, assim, o quanto de energia foi gasto por todos os equipamentos do local naquele mês.

O que é Wp?

O sufixo ‘’p’’ quer dizer ‘’pico’’, ou seja, Wp = Watt-pico.

Esta é uma unidade de potência criada especialmente para medição em painéis fotovoltaicos, uma vez que os caracteriza de forma mais efetiva. Isso porque os painéis solares podem variar em potência de acordo com a irradiação da luz solar e, até mesmo, com a sua temperatura.

Uma mesma placa pode gerar potências diferentes ao longo do dia, por exemplo, a potência fornecida ao meio-dia, com o sol incidindo diretamente, é maior do que a potência no início da manhã ou no final da tarde.

Dessa forma, mesmo que a unidade de potência “Wp” seja equivalente ao “W”(ambas se referem a potência), elas guardam uma diferença: “W” é a potência operacional do seu sistema, enquanto o “Wp” é a potência gerada no seu momento de maior performance - uma condição simulada em testes laboratoriais, porém, que também ocorre no dia a dia.

Assim, o Watt-pico simboliza a capacidade máxima do painel sob condições ideais e padronizadas de funcionamento, segundo a STC (Standard Test Conditions). Mas, quais são essas condições?

Elas são:

  1. Temperatura fixada de 25ºC;
  2. Massa de ar de 1.5;
  3. Irradiação solar de 1000 W/m² ou, como vimos, 1 kW/m².

No entanto, tenha em mente que o kWp não representa, em hipótese alguma, a quantidade de eletricidade produzida por um sistema fotovoltaico! O quilowatt-hora é a unidade de medida a ser utilizada nesse caso (kWh).

Considerando a potência produzida por cada módulo individualmente, é possível compreender a quantidade de painéis que devem ser instalados em uma residência ou empresa, suprindo então, o consumo elétrico mensal.

Agora que entendemos bem o que são as unidades e kW, kWh e kWp, precisamos entender como convertemos cada uma.

Como converter as unidades?

Transformando kW em kWh

Para calcular a conversão de kW em kWh, basta multiplicar o número da potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Contudo, para realizar a conversão de kW em kWh, é necessário considerar que kWh é a medida de energia gerada, assim, uma potência de 100 W, ou seja, 0,1 kW, gerada durante 60 horas equivalerá a:

Logo: 0,1 kW usados em 60 horas é igual a 6 kWh.

Transformando kWh em kW

Para fazer a conversão de kWh em kW, basicamente, realizamos o processo inverso do item anterior.

Nesse caso, também será preciso identificar as condições padronizadas e o tempo de utilização do painel a ser analisado. Isso quer dizer que um painel fotovoltaico de 6 kWh, sendo utilizado por um período de 60 horas, produzirá:

Como posso calcular a potência que eu preciso para o meu sistema solar?

Agora que você entendeu as diferenças entre kW, kWh e kWp, que tal conhecer o preço do seu sistema de energia solar fotovoltaica?

Para entender e dimensionar de forma correta o seu sistema, a SolarChio conta com um time de profissionais capacitados na área para sua melhor instrução.

Se você está iniciando o projeto da sua usina solar e quer saber quanto custará implementar um sistema fotovoltaico, temos a ferramenta perfeita para você. Clicando aqui, será possível analisar as suas necessidades e simular o valor de seu projeto de energia solar!