A busca por construções mais sustentáveis, somada ao crescente número de pessoas que aderem à produção de energia própria, trouxe ao setor de arquitetura e construção civil a necessidade de se adaptar a uma nova realidade.

A instalação dos sistemas fotovoltaicos, antes considerada parte posterior do projeto arquitetônico, passou a ser um pré-requisito para os clientes logo no início do planejamento.

Essa mudança abriu as portas para o desenvolvimento da arquitetura solar, uma vertente que une preservação ambiental, redução de custos e estética na hora de construir um imóvel.

Entenda mais sobre arquitetura solar e seus benefícios ao longo deste post!

O que é arquitetura solar?

A arquitetura solar integra um conjunto de soluções com objetivo de viabilizar a captação, o armazenamento e a distribuição de energia fotovoltaica através da luz do sol que reflete no edifício. Uma alternativa excelente considerando o alto potencial solar do país.

No início da migração dos consumidores para produção de energia própria, a estética dos equipamentos poderia representar um obstáculo para arquitetos e consumidores que desejavam incorporar essa solução ao seu projeto.

Entretanto, com a modernização da usina fotovoltaica, uma forte tendência no exterior e que aos poucos vem ganhando espaço no setor brasileiro, o chamado Building-Integrated Photovoltaics (BIPV) ou Sistemas Fotovoltaicos Integrados aos Edifícios, traz uma nova perspectiva sobre o assunto, facilitando a fusão entre arquitetura e geração de energia.

A arquitetura solar e os sistemas fotovoltaicos integrados aos edifícios (BIPV)

No BIPV, os materiais fotovoltaicos são utilizados como substitutos para os materiais de construção convencionais. Assim, o edifício gera sua própria energia, mas mantém um visual limpo e moderno, evitando adaptações posteriores que interfiram na estrutura pensada inicialmente.

Os sistemas integrados podem aparecer de várias formas na composição do edifício como nas fachadas, envidraçamento, telhados e claraboias.

Além do objetivo principal de gerar energia, o BIPV também possui funcionalidades extras como fornecer proteção contra os raios do sol, realizar isolamento térmico, proteger a construção contra a chuva, substituir telhas, fornecer um sombreamento parcial de áreas, entre outras.

Requisitos para garantir um projeto ideal de arquitetura solar

Ao idealizar um projeto de arquitetura solar, é necessário pensar em algumas condições que interferem na eficiência dos sistemas fotovoltaicos:

1. Posição do equipamento

É essencial garantir que os painéis estejam em um posicionamento favorável à incidência do sol para facilitar a produção de energia.

Geralmente, painéis voltados para o norte obtêm um maior desempenho visto que o sol nasce no leste, inclinando ao norte e se pondo no oeste. Assim, será mais fácil evitar a projeção de sombras sobre os painéis, otimizando a captação.

2. Dimensionamento da instalação

Pensar no dimensionamento também é importante para garantir que o sistema atenda às necessidades do cliente.

Isto porque a área disponível para a instalação impacta diretamente na potência necessária para o gerador e na quantidade de painéis solares a ser utilizada.

Realizando o dimensionamento de forma correta logo no início do projeto, as chances de imprevistos posteriores ou gastos extras diminui.

3. Equipamentos extras

É preciso salientar que os painéis solares e geradores não são os únicos materiais utilizados na produção de energia e, portanto, não devem ser os únicos a constarem no projeto.

Espaços para equipamentos extras que compõem o sistema também devem ser estipulados, respeitando as necessidades de instalação de cada um deles.

4. Eficiência energética

Um dos principais fatores a considerar na hora de projetar um edifício na arquitetura solar é sua eficiência energética.

Nesse caso, deve-se observar desde a posição da construção no terreno até se este se encontra na região norte ou sul do país.

5. Profissionais capacitados

Os arquitetos devem estar preparados para criar projetos que incorporem o sistema de produção de energia a construção de forma harmônica e eficiente.

Por isso, tanto o profissional responsável quanto o seu cliente devem procurar empresas atuantes em soluções de energia fotovoltaica confiáveis e que possam atender as necessidades do planejamento.

A SolarChio conta com uma equipe capacitada e com experiência em projetos voltados para a sustentabilidade, preparada para atender as mais variadas solicitações.

Se você está iniciando seu projeto de arquitetura solar e quer saber quanto custará implementar um sistema fotovoltaico, temos a ferramenta perfeita para você. Clicando aqui, será possível analisar as suas necessidades e simular o valor de seu projeto de energia solar!

Caso deseje saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Estamos prontos para oferecer a você as melhores soluções em tecnologia fotovoltaica!