Há bastante tempo, o ser humano recorre a máquinas e aparelhos eletrônicos para facilitar a realização de diferentes atividades diárias.

Essa necessidade fez com que investimentos que reduzem o consumo de eletricidade se tornassem muito vantajosos, como é o caso da tecnologia fotovoltaica, que vem se tornando cada vez mais popular.

Apesar de ser bastante pretendida, a tecnologia solar gera algumas dúvidas para aqueles que ainda não a utilizam ou acabaram de adquirir esse sistema de geração.

Para esclarecer uma dúvida muito comum, neste artigo, vamos falar sobre o que é consumo instantâneo de energia e qual a sua diferença do consumo real ou total.

Acompanhe até o final e entenda também como é possível reduzir o valor do custo de ambas as modalidades de consumo utilizando placas fotovoltaicas e a energia do sol!

Boa leitura!

O que é consumo instantâneo de energia

As usinas de geração de energia fotovoltaica são capazes de converter os raios de sol, que incidem nos módulos (ou placas) solares, em eletricidade que pode ser consumida em quaisquer aparelhos elétricos ou eletrônicos.

Em uma casa que gera energia solar, caso haja necessidade de eletricidade durante todo o dia, a usina fotovoltaica atende à qualquer demanda.

A energia gerada durante o dia é levada para a residência, podendo ser consumida instantaneamente. Dessa forma, o consumo instantâneo de energia nada mais é do que a energia aproveitada logo após a geração!

Caso esse aproveitamento imediato não ocorra, é possível adquirir baterias solares ou conectar a usina fotovoltaica à rede de transmissão da concessionária local. Quando realizamos essa conexão podemos injetar a eletricidade excedente e aproveitar do sistema de compensação da energia solar.


Créditos de energia: o sistema de compensação da energia solar

Os créditos de energia são como uma moeda de troca, podendo ser obtidos a partir da sobra da eletricidade produzida em uma usina geradora que está conectada à rede de transmissão local.

Seu uso se dá de forma simples: o usuário pode utilizar esses créditos para abater o valor da própria fatura de luz dentro de um prazo de 60 meses.


Outra vantagem das usinas on-grid (conectadas à rede local) é que o usuário não precisa arcar com os custos das baterias e outros dispositivos necessários nos sistemas off-grid (desconectados da rede).

Como podemos ver, o sistema de compensação da energia solar permite que a tecnologia fotovoltaica seja ainda mais vantajosa, tornando a economia de energia ainda maior!

O consumo total de energia e seu valor

As placas fotovoltaicas mostraram como a produção de uma energia limpa, renovável e de baixo custo é uma realidade acessível!

Durante o dia, o consumo imediato pode ser suprido pela produção constante de energia a partir das placas solares;

Durante a noite, uma parte do consumo também pode ser abatido pelo aproveitamento dos créditos energéticos, durante um período de até 5 anos.

Dessa forma, o consumo total é referente ao valor gerado pela usina que é abatido imediatamente e com os créditos, somado ao custo da conta de luz do mês em questão.

A economia no valor dessa conta de luz pode chegar em algo em torno de 90%.

Conheça mais sobre a energia solar

As modernas usinas solares têm atraído cada vez mais usuários com suas inúmeras vantagens. Além de serem de fácil instalação e manutenção, permitem um rápido retorno do investimento inicial realizado sem impactar no ambiente!

Caso tenha interesse em adquirir um gerador solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!