Você já deve ter percebido que cada vez mais ouvimos sobre sustentabilidade e consumo consciente. Mas por que será que esse tema tem estado tão em alta?

Nos últimos anos, foi identificado pelos ambientalistas que boa parte dos recursos naturais necessários para a sobrevivência das sociedades pode se tornar escassa antes do próximo século!

Assim, se continuarmos a consumir água, energia, alimentos, entre outros bens, como fazemos atualmente, estaremos colocando em risco o futuro da humanidade.

Dessa forma, mudanças em nossos hábitos devem ser concretizadas, levando nossas ações a serem mais conscientes e sustentáveis.

Continue a leitura para aprender a como promover práticas sustentáveis e entender suas vantagens para o meio ambiente!

O que é uma prática sustentável?

As práticas sustentáveis visam reduzir os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente.

Assim, realizar essas ações requer uma mudança de hábitos. É preciso repensar a maneira como você se porta e como utiliza produtos e serviços. Estes devem ser ecologicamente corretos. Além disso, deve-se tentar economizar, evitando desperdícios.

Pode-se dizer que as práticas sustentáveis têm se popularizado frente à exploração excessiva dos recursos ambientais – que ocorre, a fim de atender a consumação desenfreada e compulsiva das sociedades.  

Portanto, ao se passar a atuar com mais responsabilidade socioambiental, busca-se contribuir para que o equilíbrio de nosso ecossistema se mantenha. Apenas dessa maneira, será possível proporcionar um futuro adequado para a nossa e para as próximas gerações.

Vantagens de se adotar práticas sustentáveis

Realizar ações sustentáveis proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente e a você!

Atos responsáveis geram menos impacto negativo ao nosso redor. Dessa forma, com práticas sustentáveis menos lixo e desperdício são produzidos.

Além disso, essas atitudes também contribuem para que você poupe, escolha produtos e serviços mais vantajosos e ainda faça escolhas mais saudáveis!

Assim, se boa parte da população passar a conduzir seu comportamento com esses conceitos, será possível proporcionar um desenvolvimento sustentável às nações, tornando os resultados da exploração no planeta cada vez menos danosos.

A prática sustentável e o consumo consciente no mundo

Hoje em dia, a maneira como consumimos é um grande problema.

Além de comprarmos de maneira descontrolada, esse ato também ocorre de forma mal distribuída ao redor do mundo. De acordo com o Instituto Akatu, cerca de 80% do consumo de todos os produtos e serviços se concentra em apenas 20% da população.

Entretanto, frente a problemas atuais, como o aquecimento global e o acúmulo de lixo em regiões indevidas, os compradores têm estado mais dispostos a realizar práticas sustentáveis, passando a consumir de maneira consciente.

Essa informação, proveniente de um estudo da Good Must Grow realizado em 2020, indica que as pessoas estão dispostas a comprarem menos, a doarem mais para instituições de caridade e a dar preferência para marcas “verdes”.

Portanto, é possível afirmar que, gradualmente, as pessoas têm passado a reconhecer a importância de seu papel individual frente à propagação de mudanças positivas e mais responsáveis.

Como realizar práticas sustentáveis?

Agora que já sabe o que é uma prática sustentável, confira algumas dicas para começar a atuar de maneira responsável!

Seguindo alguns dos passos abaixo, já será possível desfrutar das vantagens de colaborar com o meio ambiente!

1. Planeje suas compras

Planejar as compras é um grande aliado para evitar o desperdício!

Pensar no que você realmente precisa comprar para suprir suas necessidades é realizar um consumo consciente.

Você pode optar por anotar os itens que deseja em uma lista. Assim, ao ter em mãos o que de fato quer adquirir, é possível comparar preços e qualidade entre as lojas, pesquisar por diferentes opções e entender o impacto ambiental que poderá ser causado caso adquira o bem em determinada empresa.      

Dessa forma, ao ir ao shopping ou supermercado, saberá exatamente o que deve levar, evitando excessos.

2. Pesquise sobre as marcas que consome

Ao desejar adquirir um serviço ou produto, é muito importante que analise as suas opções de escolha.

Consumir conscientemente também significa dar mais valor às empresas que possuem responsabilidades socioambientais. Assim, você pode optar por comprar roupas em uma empresa que reutiliza tecidos, por exemplo.

Adquirir alguma mercadoria em empresas que apoiam causas importante é um excelente exemplo de prática sustentável.

A empresa brasileira Natura é uma das companhias referência em termos de responsabilidade com a natureza! Um de seus grandes feitos refere-se ao investimento em uma usina de energia solar com 1.580 placas fotovoltaicas – o que a fez reduzir o consumo de eletricidade proveniente das hidroelétricas.

Outra ação em prol do meio ambiente realizada pela instituição foi a criação de embalagens de papel reciclado para os produtos comercializados e a elaboração de projetos que visam a preservação da Floresta Amazônica, como a ação Amazônia Viva.

3. Fortaleça negócios locais

Ao comprar de pequenas lojas na redondeza de onde vive, definitivamente você estará contribuindo para a economia local!

Além disso, os produtos desses estabelecimentos tendem a ser mais sustentáveis, sendo, muitas vezes, produzidos pelo próprio dono do empreendimento.

Lembre-se: comprar perto também o faz reduzir o custo com o transporte e, consequentemente, há a redução de gastos com recursos, como gasolina.

4. Utilize meios de transporte mais sustentáveis

Utilizar excessivamente meios de transporte individuais pode prejudicar (e muito) o ecossistema.

Os automóveis lançam na atmosfera gases tóxicos, como o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO) e o óxido de nitrogênio (NOx). Esses gases, além de contribuírem para o agravamento do efeito estufa, também trazem diversas mazelas ao ser humano, como problemas de saúde.

Portanto, utilizar o transporte público, ir para o trabalho de carona com um amigo ou até mesmo pedalar uma bicicleta podem ser boas alternativas para um deslocamento mais sustentável!

5. Reduza a geração de lixo e recicle

Consumir apenas o necessário é uma forma de gerar menos lixo. Assim, evitar comprar por impulso, dizendo não ao desperdício, é uma grande prática sustentável.

Ainda assim, é impossível não descartarmos algum resíduo. Portanto, existem alguns passos a serem seguidos que o ajudarão a gerar a menor quantidade de lixo possível. Confira:

a. Compre produtos com embalagens sustentáveis

É importante evitar o uso de materiais de difícil decomposição na natureza. Optar por produtos que tenham refil ou que a embalagem seja retornável são ótimas opções.

b. Reutilize

Caso possível, dê uma nova função aos materiais que não deseja mais.

Caixas de papelão, copos descartáveis, entre outros, podem ser utilizados para armazenamento ou até mesmo para decoração.

c. Separe o lixo corretamente

Reciclar é uma ótima maneira de contribuir para a economia de recursos naturais. Assim, é possível reduzir a quantidade de materiais nos aterros sanitários.

Plásticos, metais, papéis e vidros podem ser reciclados para serem usados na construção de novos produtos!

Saber descartar corretamente eletrônicos (compostos por elementos tóxicos), o lixo orgânico (que polui os solos dos lixões) e o óleo de cozinha (que polui as águas) também é de extrema importância para proteger a natureza!

6. Evite o desperdício de água

Evitar o desperdício de água é uma das práticas sustentáveis mais importantes.

A água potável, um recurso tão essencial à vida, em algumas décadas, pode vir a se tornar escassa, trazendo graves problemas mundiais. Portanto, é necessário que repensemos seu uso.

Instalar torneiras com sensores automáticos é uma boa maneira de se evitar o desperdício desse bem. Pesquisas confirmam que, com essa tecnologia, é possível economizar até 40% de água.

Economizar água ao lavar roupas e louça também é importante. Você sabia que 15 minutos com a torneira aberta gasta, em média, 240 litros de água?

Lembre-se também de evitar banhos demorados!

7. Evite o desperdício de alimentos

Uma ótima dica para evitar o desperdício de alimentos é ter cuidado ao manipular suas frutas e verduras. Tocar o alimento reduz sua vida útil! Portanto, pegue no alimento somente após decidir o que levar, permitindo que a comida seja preservada por mais tempo.

Além disso, utilizar folhas, talos, cascas e sementes – que geralmente você jogaria fora – é uma excelente prática sustentável. Inúmeras receitas diferentes e gostosas poderão ser feitas com esses alimentos, basta aprender a explorar a culinária.

8. Evite o desperdício de energia

O cuidado com o gasto em energia é uma das questões principais para aqueles que adotam práticas sustentáveis. ´

É preciso evitar o uso exacerbado desse recurso para que ele não falte. Lembre-se: quando há escassez de eletricidade, a conta de luz passa a aumentar seu valor.

Assim, algumas atitudes podem ser tomadas para que evitemos o uso indevido de energia, são elas:

  • Utilizar equipamentos com selo Procel. Esse selo garante que o eletrodoméstico em questão é um dos mais eficientes do mercado e, portanto, gasta menos energia do que os demais.
  • Evite utilizar lâmpadas incandescentes em sua residência. Apesar de serem mais baratas, tem um curto período de vida e puxam mais energia do que as lâmpadas fluorescentes;
  • Invista em energia solar. Com as placas fotovoltaicas, é possível gerar a própria eletricidade, além de usufruir de uma energia limpa e renovável, contribuindo muito para o meio ambiente.

Não se esqueça: preservar a energia elétrica pode levar à diminuição de sua conta de luz e ainda contribui para que o país preserve seus recursos naturais.

9. Cobre das autoridades públicas

Pesquise sobre como as figuras relevantes de sua cidade tem apoiado projetos de sustentabilidade. Há coleta seletiva para todas as regiões? Há investimento em transporte público? A prefeitura utiliza de placas solares?

Cobrar ações efetivas dos políticos é uma maneira de exercer sua cidadania e atuar de forma sustentável.

10. Repasse os valores de sustentabilidade adiante

É importante compreender bem quais são os valores que guiam suas escolhas e hábitos. Se adotar práticas sustentáveis faz sentido para você, definitivamente você já deve estar colhendo os benefícios de atuar com responsabilidade.

Assim, nada melhor do que propagar seus ideais, incentivando amigos e familiares a atuarem cada vez com mais consciência socioambiental.

Se torne um consumidor consciente já!

Seja um transformador da sociedade! Ao praticar ações sustentáveis você estará buscando o seu bem-estar, assim como o das gerações futuras.

Para iniciar o seu processo de responsabilidade com o meio ambiente, basta seguir as dicas que demos acima!

Como mencionamos, evitar o desperdício de energia é uma excelente ação. Portanto, caso tenha interesse em entender mais sobre a energia solar – meio alternativo para se obter eletricidade de baixo custo e ecológica – confira o nosso blog!

Já se deseja adquirir as placas e tem interesse em saber de quanto deverá ser seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!