A redução de custos é um dos maiores objetivos de uma empresa, uma vez que gastar menos é uma forma de aumentar o lucro. Porém, isso só é verdade se a redução dos custos for feita de maneira correta e inteligente.

Não é produtivo cortar ou reduzir gastos de forma impensada e aleatória sem antes traçar um planejamento estratégico dos custos e avaliar a relevância de cada um deles para o seu negócio.

Existem alguns custos que, se cortados, não trarão mudanças significativas no orçamento. Além deles, há também os custos que são fundamentais para a qualidade do seu produto ou serviço e vitais para o funcionamento da sua empresa.

Assim, é importante reduzir os custos que são ineficientes e que não trazem vantagens competitivas, de modo a melhorar os processos, os gastos, e as condições de trabalho de seus funcionários.

Neste artigo, vamos apresentar 10 ideias para reduzir os custos ineficientes na sua empresa, a fim de obter mais lucro, operar de forma mais eficiente, e utilizar o orçamento disponível para investimentos mais oportunos!

1. Ter controle dos processos

Antes de qualquer outra coisa, o grande segredo para que suas ideias e objetivos funcionem é ter total noção de todos os processos que ocorrem na sua empresa, em cada um dos setores. Afinal, não tem como você resolver cortar alguma atividade ou reduzir custos de outra sem ter certeza de que isso terá um impacto positivo no fim das contas.

Quando você tem o controle dos processos, é possível analisar onde ocorrem mais erros, quais atividades estão mais improdutivas, trazendo poucos retornos, e em quais tarefas seus funcionários têm mais dificuldades.

Sabendo de tudo isso, já fica bem mais fácil enxergar o que mudar, corrigir, aprimorar ou mesmo cortar.

Para tal, existem diversos programas de Ciências de Dados (o assunto do momento!) que são capazes de gerenciar todas as atividades em sua empresa, gerando relatórios simples, bastante visuais e perfeitos para você apresentar aos administradores, gerentes, CEO’s e CFO’s do seu negócio.

Investindo nesses recursos de programação, você garante que os erros e ineficiências sejam minimizados e economiza muito dinheiro!

2. Automatizar os processos

No dia a dia de uma empresa, existem sempre aquelas tarefas repetitivas, burocráticas e um tanto exaustivas, como o envio regular de e-mails e a elaboração de relatórios gerenciais.

Essas atividades são consideradas desmotivantes para os funcionários, que poderiam estar alocados em funções mais criativas e úteis.

Desse modo, investir em sistemas que automatizem essas tarefas, tornando-as muito mais simples, contribui grandemente para o seu negócio. Esses sistemas evitam perdas de tempo, aceleram processos, elevam a produtividade, evitam retrabalho e erros de cálculo e ainda servem para motivar os trabalhadores em tarefas que sejam mais relevantes e significativas.

3. Fazer o controle do estoque

O estoque é o local onde são armazenados os materiais necessários para a produção e manutenção da empresa, sendo fundamental para que se evitem faltas de produtos e, assim, que a venda final não seja afetada.

Entretanto, manter muitos produtos no estoque é um tanto quanto ineficiente, uma vez que incute em custos de estocagem para a empresa, ocupam espaço que poderia ser mais bem utilizado e eleva os riscos de que produtos sejam perdidos, descartados ou sofram avarias.

Assim, é muito importante planejar as comprar de acordo com o fluxo de vendas. Estar atento aos produtos que mais vendem, nas épocas do ano específicas, ajuda a poupar custos desnecessários.

Existem diversos softwares que podem te auxiliar no controle de estoque do seu negócio.

4. Pensar e repensar os fornecedores

É importante saber escolher os fornecedores de matérias-primas, equipamentos, softwares e serviços para sua empresa. Nesse momento, deve-se levar em consideração não apenas o preço, mas também a qualidade do produto e a confiabilidade da empresa fornecedora.

Dessa forma, saber negociar preços garante que os custos com fornecimento sejam melhores.

É útil também ter mais de uma opção de fornecedor, para não correr o risco de ficar sem produtos, além de ter sempre uma variedade de escolha e poder comparar aqueles que podem se tornar mais vantajosos e aqueles que deixam de atender bem às demandas da sua empresa.

É válido lembrar que devem ser ponderados os gastos relacionados à logística e ao frete desses produtos. Muitas vezes isso pode acabar encarecendo um material que deveria sair mais barato.

5. Orientar, capacitar e engajar a equipe

Para que a redução dos custos realmente aconteça, é necessário que toda a equipe de funcionários se mobilize também.  Além do mais, eles podem dar ideias bastante úteis de redução de custos, de acordo com as áreas em que trabalham.

Para isso, o ambiente da empresa deve ser acolhedor, estimulante e saudável, e os trabalhadores devem se sentir livres para opinar e expor suas ideias.

Além disso, capacitar sua equipe de modo a melhorar suas habilidades técnicas e gerais evita erros, ineficiências e perdas de tempo, além de garantir que todos eles tenham domínio em suas áreas e impactem positivamente o seu negócio.

Portanto, não hesite em fornecer boas capacitações não apenas aos funcionários novos, como também para os antigos. Isso garantirá uma melhora constante no trabalho deles e na sua empresa.

Junto a isso, uma equipe motivada e engajada se torna bem mais produtiva e executa atividades de forma mais focada e rápida. Uma forma de motivar ainda mais os trabalhadores é promover benefícios àqueles que mais se destacarem no mês, por exemplo!

6. Instituir o banco de horas

Muitas empresas estão investindo na substituição das horas extras pelo banco de horas, o que ajuda a poupar muito dinheiro! Como se sabe, pagar horas extras é um custo bem alto para qualquer empresa. Por isso, você pode instituir o “banco de horas” no lugar.

Funciona assim: os trabalhadores devem manter sempre atualizados, em um sistema, os horários em que chegam e saem do trabalho - e também o horário de almoço. Se trabalharem a mais em alguns dias, eles terão o direito de descontar essas horas posteriormente, tirando uns dias a mais de férias ou usando para descansar um pouquinho mais em alguma semana que se sentirem indispostos.

Com isso, você economiza e ainda garante que seus funcionários não trabalhem naqueles dias em que não estão rendendo tanto!

7. Contratar de forma eficiente

Saber atrair e reter bons funcionários é algo indiscutível em qualquer negócio. Ao manter uma equipe qualificada, você evita rotatividades, demissões e todos os custos que vêm junto a esses processos.

Além de poupar muito tempo investido em capacitações e orientações, o funcionário que trabalha bem inevitavelmente contribuirá para sua empresa lucrar mais.

Ainda, é muito relevante que você saiba as principais demandas da sua empresa e foque as contratações baseadas nisso! Um funcionário pode ser ótimo, mas se não for tão necessário no momento, é um custo a mais que sua empresa terá sem que os retornos sejam tão bons.

8. Avaliar as necessidades estruturais da empresa

Não deixe de sempre repensar a estrutura de sua empresa. Alugar um espaço físico muito grande, sem que haja necessidade, gera custos elevados ao seu negócio, por exemplo.

Assim, esteja atento às reais necessidades da infraestrutura de sua empresa. Se alguma atividade puder ser reduzida sem prejuízos ou se um local menor conseguir dar conta da produção sem nenhuma perda, não gaste tempo e invista nisso!

A pandemia do covid-19 trouxe a realidade do home office a muitas empresas e ensinou que esse método pode ser bastante vantajoso, além de sair bem mais barato. Avalie a realidade de sua empresa e, caso note que seria positivo, institua o home office ou o trabalho híbrido em algumas funções.

9. Reduzir custos básicos

Toda empresa tem contas de internet, telefone, água e luz a pagar, certo? Esses custos, embora possam parecer bobos e difíceis de mudar, representam valores bem significativos nas contas.

Dessa forma, não deixe de reavaliar ofertas de internet e telefone que sejam mais baratos e vantajosos. Na questão da água, opte por torneiras com temporizadores, que ajudam a poupar esse recurso, e em descargas mais econômicas.

Além disso, invista em pequenos recados nas salas e banheiros, que estimule e lembre os funcionários de pouparem água e desligarem as luzes e os aparelhos que não estão usando.

E falando sobre energia, há sempre a possibilidade de gastar menos, de uma forma mais sustentável e eficiente para o seu negócio, o que nos leva à última dica!

10. Ser sustentável

Seja sustentável!

Atualmente, um dos assuntos mais comentados no mercado é a respeito da sustentabilidade. Empresas, cada vez mais, se preocupam não apenas em contribuir para a preservação do meio ambiente, como também em investir em alternativas eficientes e baratas de desenvolvimento e redução de custos.

Ademais, o perfil de consumo mudou muito e, hoje, as pessoas buscam mais por empresas sustentáveis, com menor impacto ambiental.

Nesse sentido, a energia solar é uma excelente opção, que atende tudo isso que acabamos de apresentar. Com ela, sua empresa produz a própria energia, limpa e renovável, utilizando a moderna tecnologia solar fotovoltaica!

Ao instalar as placas em seu negócio, também é possível que seus custos com energia reduzam em até 95%, uma baita economia!

Portanto, as principais vantagens de se utilizar a energia solar em sua empresa são:

  • Proporcionar benefícios ao meio ambiente, uma vez que a energia solar é livre de poluente;
  • Garantir o desenvolvimento de um marketing verde;
  • Valorizar a imagem de sua empresa;
  • Proteger seu negócio dos ajustes tarifários da conta de luz;
  • Reduzir em até 95% a sua fatura de eletricidade.

Ficou curioso para entender mais sobre a energia solar? Confira outros artigos em nosso blog!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!