Por conta de seus grandes benefícios, a energia solar vem se tornando muito popular entre os brasileiros.

Hoje, ultrapassamos os 13 GW (gigawatt) de potência operacional dessa fonte em nosso território - um avanço que mostra como a produção de energia limpa, renovável e de baixo custo é uma realidade acessível!

Por ser uma tecnologia nova e em constante evolução, ainda existem algumas dúvidas sobre esse recurso. Mas calma! Preparamos esse conteúdo para te ajudar!

Acompanhe neste artigo, 5 dúvidas muito comuns entre aqueles que pretendem utilizar a energia solar, mas não sabem ao certo se podem por morarem em prédios ou em condomínios. Boa leitura!

1. Posso ter energia solar em meu apartamento?

Claro! Atualmente, existem inúmeros projetos de usinas solares localizadas em prédios, residenciais e comerciais, que produzem energia durante todo o dia para suas áreas comuns e privativas.

O avanço da tecnologia fotovoltaica – que hoje já possui alta eficiência e durabilidade - e o recente aumento da sua popularidade no mercado, fizeram com que o preço desse recurso se reduzisse ao longo do tempo, tornando-o ainda mais interessante para aqueles que pretendem economizar!

2. A energia solar precisa ser utilizada por todos os moradores do prédio?

Não! É possível que a usina solar produza energia e a direcione para um ou mais moradores. Isso irá depender apenas de sua potência instalada.

Essa energia pode também ser direcionada para a rede elétrica local, gerando créditos energéticos, que, por sua vez, serão usados para abater a conta de luz dos moradores que desejarem.

Sistema de créditos de energia solar

Durante o dia, a produção de eletricidade nas placas solares pode variar bastante.

É muito comum que, em dias quentes ou horários específicos, a produção de energia nas usinas seja extremamente alta. Assim, uma parte da energia que é produzida não é consumida, sendo necessário armazená-la em algum local.

Armazenar a energia também garante que ela não falte em momentos que não há incidência de luz sol nas placas - como durante a noite – e, consequentemente, não há produção de eletricidade.

Para realizar esse armazenamento o usuário tem duas opções:

  1. Guardar a eletricidade em baterias - para que seja usada posteriormente;
  2. Injetar o excesso de energia produzida na rede elétrica e obter em troca créditos de energia.

Dessa forma, os créditos de energia são como uma moeda de troca, podendo ser obtidos a partir da sobra da eletricidade produzida em uma usina geradora que está homologada (conectada) à rede de transmissão local.

Nesse caso, o usuário pode consumir esses créditos dentro de um prazo de 60 meses e não precisa arcar com os custos das baterias e outros dispositivos necessários nos sistemas off-grid (desconectados da rede local). 

O usuário do sistema de créditos da energia solar poderá desfrutar de uma excelente vantagem: uma redução de até 95% no valor de sua conta de luz!

3. Onde posso instalar placas solares em meu prédio?

Nos edifícios, os painéis ficam localizados normalmente no teto (terraço ou último andar), sendo possível instalá-los em outros locais, desde que haja incidência de luz do sol nas placas durante uma grande parte do dia.

Nos prédios horizontais (condomínios), existem ainda mais possibilidades para aqueles que pretendem utilizar a energia solar. Esses empreendimentos geralmente são localizados em grandes lotes de terra, possibilitando a associação de uma alta quantidade de placas em um dos loteamentos.

4. A energia solar precisa ser gerada diretamente no meu prédio?

Não! Atualmente, existem diferentes modalidade de produção e de consumo da energia solar. Essas modalidades garantem ao consumidor que pretende adquirir as placas, flexibilidade no momento de decidir como irá utilizá-las. Acompanhe:

Geração na unidade consumidora

Essa é a modalidade mais conhecida, na qual o sistema é instalado no mesmo endereço e no mesmo ponto de conexão da unidade consumidora com a rede local.

A energia gerada durante o dia, nesse caso, seria ideal para alimentar uma casa e o excedente ficaria armazenado no sistema da distribuidora, sendo convertido em créditos energéticos.

É impossível transferir os créditos para outra unidade de consumo nesse segmento.

Geração compartilhada

Nesse caso, duas ou mais pessoas (física ou jurídica) podem se unir para instalar uma usina em um local diferente das unidades consumidoras da energia.

A usina gera eletricidade que fica armazenada na rede local, produzindo créditos que vão ser transferidos e compensados na conta de luz dos usuários.

A única exigência dessa modalidade é que todas as unidades de consumo e produção estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia.

Autoconsumo remoto

Nesse segmento, a mesma pessoa (física ou jurídica) pode gerar energia em um local e distribuir os créditos obtidos para outras unidades consumidoras.

Essa modalidade é interessante para aqueles que moram em prédios ou em casas com pouco espaço para a instalação das placas, mas são capazes de acomodar o sistema gerador em algum outro imóvel.

Aqui, ambas as unidades precisam estar no nome do mesmo titular, além de estarem na área de concessão da mesma distribuidora.

Empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras

Essa modalidade é caracterizada pelo uso de usinas geradoras de energia solar entre os moradores e lojistas de condomínios verticais ou horizontais.

Dessa forma, os apartamentos, casas e lojas são alimentados pela mesma fonte energética, assim como as áreas comuns.

Esse segmento da geração distribuída permitiu o desenvolvimento de um novo nicho de mercado, promovendo o uso da tecnologia fotovoltaica entre as melhores construtoras civis.

5. O investimento em energia solar vale a pena?

Fique tranquilo! A utilização da energia solar é extremamente viável financeiramente!

Isso ocorre devido ao payback gerado pelo investimento.

Ou seja, através da economia na conta de luz – que chega a até 95% -  é possível obter retorno do valor investido em até 5 anos.

O melhor de tudo é que a sua usina solar terá uma vida útil que varia entre 25 e 30 anos!

Percebe como o valor a ser aplicado inicialmente é rapidamente compensado?

Assim, para te ajudar a compreender como você pode se beneficiar com a Energia Solar, a SolarChio desenvolveu uma ferramenta que irá analisar as suas necessidades e fornecerá o orçamento ideal para você!

Clique aqui e descubra agora, sem compromisso, quanto pode custar o seu investimento nessa tecnologia promissora!