Com o desenvolvimento das tecnologias e com o crescimento econômico e populacional, a necessidade por recursos energéticos se ampliou significativamente e viver sem energia parece quase impossível nos dias atuais. É por esse motivo que a análise da matriz energética se torna crucial.

Ao realizar o planejamento do setor energético, os governos são capazes de reestruturar suas fontes de energia, garantindo, assim, a produção adequada de eletricidade.

Além disso, quem consome deve também ficar atento para evitar desperdícios, contribuindo para que os recursos energéticos não se tornem escassos.

Neste artigo, você entenderá melhor sobre a constituição das matrizes energéticas brasileira e mundial e verá quais medidas podem ser tomadas para que a produção e o consumo de energia se tornem mais efetivos e ecofriendly.

O que é matriz energética?

Matriz energética é o conjunto das fontes de energia disponíveis em um país prontas para serem transformadas, distribuídas e consumidas, a fim de atender à demanda de toda a população. 

Essas fontes podem ser agrupadas em dois grupos distintos, são eles:

  1. Fontes de energia renováveis: como a energia solar, a eólica e a hidráulica.
  2. Fontes de energia não renováveis: como o carvão, o petróleo e o gás natural.

Matriz energética vs matriz elétrica

Matriz energética e matriz elétrica não são a mesma coisa!

Como vimos, a matriz energética representa o conjunto de todas as fontes de energia disponíveis. Com isso, essa energia pode ser utilizada para aquecer a água, movimentar os carros, entre outras muitas utilidades.

Já a matriz elétrica corresponde às fontes de energia disponível apenas para a geração de eletricidade. Assim, pode-se dizer que a matriz elétrica é parte da matriz energética.

Matriz energética mundial

Ao analisar a matriz energética mundial, percebe-se que as fontes de energia não renováveis, em especial os combustíveis fósseis, são as mais utilizadas.

Como pode ser observado no gráfico abaixo, de acordo com dados de 2019 da Agência Internacional de Energia (AIE), as fontes de petróleo e seus derivados, de carvão mineral e de gás natural são as mais relevantes, correspondendo, juntas, a cerca de 81% da matriz energética mundial.

Já as energias solar, eólica e geotérmica correspondem a 2% da matriz, valor identificado na tabela como “Outros”.

Dessa forma, ao considerar também a participação da energia hidráulica e da biomassa, temos que as fontes renováveis possuem cerca de 14% de participação na matriz, valor extremamente baixo, visto a importância do uso de fontes renováveis e limpas.

Vantagens e desvantagens da matriz energética mundial

Apesar da matriz energética mundial apresentar certa diversidade, incluindo fontes renováveis e não renováveis, a participação dos combustíveis fósseis ainda é um fator que gera intensas preocupações, em especial, ambientais.

Isso ocorre, pois os combustíveis fósseis são grandes emissores de gases poluentes, como o gás carbônico, o que contribui para a intensificação de questões, como o aquecimento global.

Além disso, as fontes não renováveis, se utilizadas de maneira irresponsável, correm o sério risco de se esgotarem, podendo proporcionar grandes crises energéticas.

É preciso que medidas de incentivo às energias renováveis, como a solar e a eólica, sejam realizadas com urgência, proporcionando uma mudança positiva na matriz energética mundial.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, é previsto que o petróleo diminua sua participação na matriz em 5% até 2040.  Já as fontes renováveis aumentarão sua participação em cerca de 10%. Ainda assim, para trazer resultados benéficos e eficientes ao meio ambiente e às próprias atividades econômicas e sociais dos países é preciso que esses valores sejam ainda mais latentes.    

Matriz energética brasileira

Ao analisar a tabela abaixo, é possível identificar como a matriz energética brasileira é mais renovável do que a mundial. Porém, o uso de fontes não renováveis para se obter energia ainda é levemente maior do que o uso de fontes renováveis.

Cerca de 48,3% de nossa matriz é constituída por fontes renováveis, sendo elas: os derivados de cana de açúcar, a energia hidráulica, a energia obtida por meio de lenha e carvão vegetal, entre outras, como a energia solar e a eólica.

Portanto, apesar do petróleo ser a fonte mais utilizada atualmente no Brasil, os meios renováveis estão ganhando cada vez mais espaço, sendo utilizados como uma alternativa ao uso das fontes fósseis.

A produção de etanol por meio da cana de açúcar, em 2015, foi capaz de gerar 37 bilhões de litros do produto. Esse grande feito acabou por substituir o uso da gasolina e, consequentemente, contribuiu para evitar a emissão de, aproximadamente, 800 milhões de toneladas de gás carbônico.

Um ponto positivo é que, quando analisamos somente a matriz elétrica brasileira, percebemos que ela é ainda mais renovável e limpa!

Como pode ser observado na tabela abaixo, 65,2% da eletricidade que consumimos é proveniente das hidrelétricas e apenas 6,9% da matriz elétrica é constituída por fontes não renováveis.

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira

Ao analisar as tabelas expostas e comparar a matriz energética brasileira com a mundial, fica fácil identificar quais as vantagens das fontes de energia utilizadas em nosso país. Separamos para você, de forma pontual, os principais benefícios:

  • A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo;
  • A predominância de fontes renováveis na matriz permite que o Brasil tenha uma baixa taxa de emissão de carbono.

Entretanto, a matriz de nosso país ainda apresenta alguns pontos negativos. Entre eles, pode-se citar a alta dependência pela fonte hidráulica para gerar eletricidade.

Como vimos, as hidrelétricas possuem quase 66% de participação na matriz. Dessa forma, quando as chuvas se tornam escassas, os reservatórios das hidrelétricas se esvaziam, impedindo a produção plena de eletricidade.

Caso os reservatórios cheguem a um nível extremamente crítico, as demais fontes de energia podem não ser capazes de suprir a demanda da população, podendo gerar, assim, uma grave crise energética.

Além disso, o Brasil ainda depende dos combustíveis fósseis para gerar energia, fator que prejudica intensamente o meio ambiente. Contudo, fontes renováveis, como a solar e a eólica tem sido cada vez mais utilizadas, podendo chegar a substituir o uso quase total do petróleo e seus derivados daqui algumas décadas.

Nesse sentido, vale recordar como a energia solar possui um enorme potencial para crescer no Brasil. Devido à localização e à dimensão do território brasileiro, nosso país é um dos que mais recebe irradiação solar no mundo.

Por causa disso, o potencial para a geração de energia solar no Brasil é imenso!

Assim, produzir eletricidade a partir das placas fotovoltaicas pode ser uma das soluções mais eficientes para que a matriz energética brasileira se torne ainda mais diversificada e renovável!

Saiba mais

Sabia que você pode contribuir para o aperfeiçoamento da matriz energética brasileira?

Ao instalar uma usina solar em sua residência, empresa ou indústria, você estará ajudando a produzir energia limpa e renovável, além de aproveitar dos outros vários benefícios que essa fonte de energia possibilita.

Caso tenha interesse em adquirir um kit fotovoltaico e deseja saber quanto isso custará, a SolarChio – maior empresa de soluções me energia solar do estado da Bahia – preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora o valor de seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!