O aquecimento global é o grande problema do século XXI. Ele é responsável por uma série de complicações ambientais recorrentes em todo o mundo nos últimos anos.

Um exemplo disso foi a pior crise hídrica das últimas nove décadas que o Brasil sofreu no ano de 2021. Essa crise influenciou no aumento do valor da conta de luz dos brasileiros, devido a maior parte da nossa eletricidade ser proveniente de usinas hidrelétricas.

A utilização de energias renováveis é uma das possíveis soluções para o aquecimento global, uma vez que derivam de fontes naturais e limpas, livres de gases poluentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a solução mais vantajosa que o governo brasileiro deve tomar para superar a crise hídrica é apoiar a produção de energia solar no país.

Essa fonte de eletricidade, além de ser considerada uma das mais acessíveis do mundo, possui diversos benefícios na preservação do meio ambiente, visto que é obtida a partir de um recurso inesgotável.

É nesse cenário que, em 2010, por meio de uma iniciativa de um grupo de estudantes da UFSC Joinville, surgiu a Equipe Barco Solar Babitonga, a qual visa buscar soluções para ajudar no combate do aquecimento global.

Conheça mais a equipe

Formada originalmente por estudantes do curso de Engenharia da Mobilidade, a Equipe leva o nome da Baía de Babitonga, localizada entre Joinville e São Francisco do Sul.

Atualmente, é alinhada ao curso de Engenharia Naval da UFSC Joinville, porém também atrai estudantes das demais engenharias.

Por tratar-se de um projeto de grande porte, a Equipe é dividida em diversos setores que buscam trabalhar em conjunto, a fim de alcançar seus grandes objetivos.

São quatro os principais setores internos da Equipe:

  1. Naval;
  2. Administrativo;
  3. Elétrico;
  4. Projetos.

Cada um deles possui um líder responsável, contando com a liberdade de dirigir as atividades e subdividir o setor da maneira que melhor convém.

A Equipe também conta com um líder geral, o Capitão, e é supervisionada pelo Professor Dr. Ricardo Aurélio.

Projetos desenvolvidos

Os principais projetos desenvolvidos pelo grupo são:

  • Catamarã: embarcação de dois cascos, campeão geral da categoria Catamarã de 2020;
  • Monocasco: barco de apenas um casco que procura ter menor peso e maior eficiência durante a navegação.

Para que a construção dos barcos seja possível, a Babitonga conta com o apoio de diversos patrocinadores.

Empresas de grande porte, nacionais e internacionais, como a WEG, são responsáveis por dar continuidade ao projeto que visa abrir os olhos das pessoas a uma alternativa viável e sustentável de energia.

 Sempre fiel aos princípios de inovação e sustentabilidade, a Equipe Babitonga busca se aproximar de empresas que compartilhem desses mesmos princípios.

Além dos projetos universitários, pode-se destacar também a participação da Equipe no Desafio Solar Brasil: um evento que reúne grupos de competições do Brasil inteiro construtores de barcos movidos à energia solar.

No campeonato, é observada desde a funcionalidade da embarcação até o seu design. As qualidades atribuídas aos barcos são avaliadas em diversas provas e a Equipe Babitonga conquistou, em 2014 e 2020, o primeiro lugar do Desafio Solar Brasil.

A competição em si busca estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

Importância da Energia Solar

Ainda nos dias de hoje, boa parte das atividades retira energia por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão, gasolina, óleo diesel, entre outros.

Como podemos notar, essa situação impacta negativamente o planeta, uma vez que as emissões de gases nocivos na atmosfera são imensas. Isso cria diversos problemas, como o efeito estufa (GEE).

Ano após ano, é possível acompanhar o agravamento do aquecimento global como reflexo dos impactos ambientais causados pela atividade humana.

Dados do relatório especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado pela ONU em 2018, já previam que, sem os cuidados necessários, em aproximadamente trinta anos é possível que se dobre o grau do aquecimento.

Entre as propostas apresentadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para frear esse cenário até 2030, estão:

  • O desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis;
  • O consumo e produção responsáveis;
  • A implantação da energia solar de forma limpa e mais acessível.

A boa notícia é que, devido ao seu crescimento expressivo, a energia solar poderá chegar no ano de 2050 com 75% de participação na matriz global de eletricidade!

É com base nessas preocupações que a Equipe Babitonga busca expor que o futuro da humanidade, pela menos boa parte dele, girará em torno da energia solar.

Trabalhando sempre seguindo nossos princípios, a Equipe deseja dar um sinal à população de que, mesmo com notícias preocupantes sobre o meio ambiente, ainda há luz no fim do túnel, e que depende de nós decidirmos como vamos caminhar daqui para frente.

Saiba mais

A Equipe Babitonga, existente desde 2010, vem desenvolvendo projetos em prol do progresso da tecnologia sustentável.

Visite seu site e os acompanhe no Instagram para saber mais sobre as atividades realizadas!

Ficou curioso para entender melhor sobre a energia solar? Clique aqui para acessar o blog da SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia.