Ao longo dos anos, debates a respeito das questões ambientais tem se aprofundado, se tornando cada vez mais intensos.

Por esse motivo, temas como desmatamento, poluição e aquecimento global ganharam força nos noticiários e passaram a ser alguns dos assuntos mais relevantes do momento.

Assim, diversos consumidores têm demonstrado uma preocupação considerável com relação às práticas sustentáveis das empresas, exigindo que estas adotem ações que colaborem para a diminuição dos impactos ambientais.

De acordo com a Enviroment Research Tetra Pak, realizada em 2019, 86% dos entrevistados brasileiros afirmam estar preocupados com as questões ambientais no momento de realizar uma compra, buscando por marcas e produtos que sejam relacionadas a ações conscientes e eco-friendly.

Fica clara a importância que a sustentabilidade vem ganhando no mundo dos negócios. Empresas já antenadas nesse assunto, definitivamente ganham uma vantagem competitiva, atraindo o consumidor que compactua com os ideais sustentáveis.

Continue acompanhando esse artigo para compreender como transformar sua empresa em uma firma protetora de nosso ecossistema!

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que consegue gerir, com harmonia, ações que visem o lucro, o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade em que está alocada.

Assim, gerenciar e desenvolver negócios de forma sustentável envolve fazer mais do que é exigido por leis e regulamentos. Ordena que a sua empresa opte por ações em prol de um desenvolvimento sustentável.

Isso signfica que a sua insituição deve ter o compromisso de realizar as atividades e necessidades atuais sem impossibilitar as gerações futuras de concretizar o mesmo.

Ou seja, o uso dos recursos naturais deve ser cauteloso! Evitar o desperdício, realizar o descarte correto dos produtos e reduzir o nível de liberação de gases poluentes, como o CO2, são alguns exemplos de práticas que visam o desenvolvimento sustentável.

Em suma, um negócio que segue os preceitos do Tripé da Sustentabilidade deverá se planejar para solucionar 3 principais questões:

  • Questão econômica: analisar quais são as melhores decisões a se tomar, respeitando o meio ambiente e, ainda assim, visando a lucratividade;
  • Questão ambiental: minimizar os impactos ambientais negativos causados pela atuação da empresa;
  • Questão social: proporcionar uma melhor qualidade de vida à sociedade, garantindo o bem-estar dos consumidores, funcionários e colaboradores.

Como tornar a minha empresa sustentável?

Tornar sua marca mais sustentável de maneira eficaz pode ser um desafio no começo. Mas o esforço valerá a pena!

A competitividade do mercado e as necessidades de nosso ecossitema exigem que cada vez mais ações conscientes sejam realizadas.

Portanto, é de extrema importância que os donos de pequenas ou grandes empresas abracem os ideais de sustentabilidade e implementem estratégias inovadoras em seus processos de produção.

Um planejamento de negócios criativo e financeiramente viável pode ajudá-lo a determinar estratégias específicas e exclusivas que funcionarão para a sua firma.

Aqui estão algumas dicas para você começar:

Avalie sua empresa e defina seus objetivos

O primeiro passo para impulsionar uma mudança é avaliar o que o conceito de sustentabilidade significa para sua equipe, empresa, setor e cliente.

Ou seja, é importante averiguar os grandes problemas que cada um desses grupos considera prioritários, a fim de modificá-los e tornar o processo de produção mais sustentável.

Para orientar esse procedimento, considere fazer perguntas, como:

  • A organização tem desperdiçado muitos materiais? Quais? Em qual quantidade?
  • Nosso produto poderia ter uma embalagem mais sustentável? Ele é reciclável?
  • Qual o impacto da nossa empresa na comunidade local?
  • Os funcionários da empresa estão adeptos à nova cultura da organização em prol da sustentabilidade?

Responder a esse tipo de pergunta ajudará você a estabelecer os próximos objetivos da empresa.

Implemente os objetivos definidos: ações sustentáveis na prática

Definido os objetivos, é preciso colocá-los em prática. Mas lembre-se: ao adotar atitudes sutentáveis é importante que elas sejam financeiramente viáveis para sua empresa.

Separamos para você 13 práticas que podem ser aplicadas, proporcionando resultados efetivos e significativos. Confira:

  1. Utilize energia de uma fonte limpa e renovável. A energia solar é uma ótima escolha;
  2. Reaproveite a água utilizada no processo produtivo;
  3. Faça o uso consciente dos recursos naturais, buscando reutilizar a matéria-prima;
  4. Descarte corretamente os resíduos da produção;
  5. Reduza a emissão de gases poluentes;
  6. Reduza a poluição sonora e visual;
  7. Invista em materiais recicláveis para a confeccção de embalagens;
  8. Busque por fornecedores sustentáveis;
  9. Respeite as leis trabalhistas e ambientais;
  10. Forneça um abiente de trabalho seguro e caloroso;
  11. Estimule o uso do transporte coletivo e alternativo;
  12. Colabore com iniciativas socais;
  13. Faça o uso dos recursos digitais. A opção do cardápio online, com acesso através de um QR Code, é uma excelente opção para reduzir gastos com os papéis usados no cardápio impresso.

Treine e envolva sua equipe de funcionários

Ao implementar as mudanças determinadas, é de extrema importância que os colaboradores da empresa se sintam envolvidos no processo.

Todos os funcionários devem compreender as novas ações implementadas, entendendo sua importância, seu motivo e seus benefícios a curto e longo prazo.

Dessa forma, as modificações efetuadas são aceitas mais facilmente pela equipe. Além disso, os colaboradores se sentem mais engajados para efetivarem as novas tarefas.

Contando com a participação dos funcionários nesse processo, a nova mentalidade sustentável também é mais naturalmente difundida. Assim, a cultura da empresa, agora ecofriendly, se perpetua de maneira mais espontânea e leve!

Aposte no marketing verde

É fundamental que uma empresa sustentável realize seus processos e atividades de forma transparente.

Essa atitude colabora para que as ações em prol do meio ambiente sejam difundidas ao público, causando um impacto social positivo e incentivando os demais a realizarem o mesmo.

Uma vez compreendido o que se passa dentro de uma organização, os consumidores se tornam mais empáticos, passando a entender os valores e as missões daquela empresa.

Essa prática eleva a confiança do cliente na instituição e aumenta consideravelmente as taxas de fidelização a longo prazo.

Desse modo, utilizar do marketing verde pode ser uma jogada de mestre!

Essa estratégia utiliza do apelo ambiental para ajudar na construção da imagem de uma empresa, a fim de criar uma conexão com seus clientes.

Dessa forma, o marketing verde busca divulgar como a postura geral de determinada instituição, seus serviços e produtos tem gerado benefícios ao meio ambiente.

Vantagens de ser uma empresa sustentável

A sustentabilidade empresarial possui uma grande capacidade em alterar a imagem de uma marca, promovendo-a sobre as demais.

Isso ocorre, pois a adoção de mudanças conscientes, que visam proteger o ecossistema, é extremamente bem vista pelos consumidores.

Ainda assim, algumas empreendedores continuam a se perguntas: investir em ações sustentáveis vale mesmo a pena?

Se você também possui esse questionamento, aqui estão algumas outras vantagens que uma empresas sustentável pode usufruir:

  • Diferencial competitivo: ser uma empresa sustentável atrai clientes e permite sua fidelização, portanto é possível elevar seus lucros e expandir seu negócio a partir de atitudes que preservam o meio ambiente.
  • Preservação da natureza: é possível contribuir para a defesa, proteção e melhoria do ecossistema;
  • Redução de custos: no longo prazo, práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais e a utilização de placas solares, reduz consideravelmente gastos da empresa.
  • Cumprimento de normas regulamentadoras: com toda a discussão sobre os impactos ambientais, não é surpresa que agências do governo estaduais e federais estejam promulgando regulamentações para proteger o meio ambiente de forma constante. Com isso, a integração da sustentabilidade ao seu negócio irá permitir que atenda às mudanças nas regulamentações em tempo hábil.
  • Atenção especial dos funcionários e investidores: ao mostrar que seu negócio respeita o meio ambiente e sua equipe, será possível atrair mais facilmente pessoas que desejam investir em sua empresa.

Cases de sucesso: empresas sustentáveis brasileiras

Devido às grandes vantagens dessa estratégia, as questões socioambientais ganharam o reconhecimento de diferentes organizações, possibilitando-as a adotar um modelo de negócio sustentável.

No Brasil, são diversas as marcas que já utilizam dessa estratégia, aproveitando de seus benefícios. Alguns grandes exemplos são:

Banco do Brasil

A insituição foi, em 2020, considerada pela Corporate Knights a 9º empresa mais sustentável do mundo.

Um dos fatores decisivos para essa classificação foi a ação pioneira adotada pelo banco de ser abastecido por meio da energia solar.

Para isso, uma usina solar foi constuída na cidade de Porteirinha, Minas Gerais, contando com 9 mil placas fotovoltaicas, a fim de abastecer 100 diferentes agências.

Como consequência, essa ação tem possibilitado a redução de mil toneladas por ano de CO2, além de diminuir as contas de luz das agências em 58% aproximadamente.

Natura

A empresa brasileira  é reconhecida internacionalmente por suas inúmeras atitudes sustentáveis.

Além disso, a Natura é uma excelente referência de marketing verde, fazendo o uso de um intenso processo de branding que utiliza os conceitos de sustentabilidade como estratégia de venda.

Um de seus grandes feitos se assemelha à atitude adotada pelo Banco do Brasil. A instituição especializada em cosméticos investiu pesado em energia solar, recebendo a instalação de uma usina com 1.580 placas fotovoltaicas.

Outra ação em prol do meio ambiente realizada pela insitutição foi a criação de embalagens de papel reciclado para os produtos comercializados e a elaboração de projetos que visam a preservação da Floresta Amazônica, como a ação Amazônia Viva.

Tenha você uma empresa sustentável

Como observado nos exemplos de empresas sustentáveis brasileiras, o uso de fontes de energia limpa tem sido cada vez mais comum.

Nesse sentido, várias empresas e indústrias tem adotado o uso de placas solares para suprirem seus gastos com energia elétrica.

Além de trazer inúmeros benefícios ambientais, por ser livre de quaisquer poluentes, ao adquirir uma usina solar, o usuário poderá desfrutar de uma redução de até 95% no valor de sua conta de luz.

Ficou curioso para entender mais sobre a energia solar? Confira outros artigos em nosso blog!

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!