Em nosso mundo, grande parte dos fenômenos da natureza estão conectados através de vários sistemas e cadeias alimentares.

A forma como vivemos e consumimos os recursos do nosso planeta impactam diretamente o meio ambiente, podendo causando danos em todo o globo.

A exploração da natureza e os rastros que deixamos nesse processo se tornaram mais relevantes com o passar dos anos, fazendo com que surja a discussão sobre pegada ecológica.

Mas, afinal,o que é pegada ecológica?

O que é pegada ecológica?

Durante uma caminhada, à medida que avançamos deixamos para trás “rastros” ou “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo da trajetória e de como caminhamos.

Assim como nesses exercícios, durante o andamento da nossa vida na terra também deixamos para trás “pegadas”, que por sua vez são causados pelo consumo e exploração dos recursos naturais.

O conceito da pegada ecológica surgiu em 1990 e relaciona-se a esses rastros deixados no planeta - que tem comprometido o pleno funcionamento da natureza.

A pegada ecológica é uma forma de medir o impacto de resíduos no meio ambiente, sempre levando em conta a biocapacidade do meio em questão.

Biocapacidade

A biocapacidade do nosso planeta, como o próprio nome sugere, diz respeito a capacidade que o globo tem de absorver resíduos gerados e produzir novos recursos.

Essa capacidade é limitada e varia de acordo com cada lugar. Assim, o consumo não consciente tem feito com que cada vez mais locais percam parte da sua Biocapacidade, um problema que acaba atingindo a todos uma vez que impactos regionais implicam em uma cadeia de danos em todo o mundo.

É importante lembrar que, à medida que o consumo não consciente aumentar, boa parte dos nossos recursos não renováveis vão se esgotar num futuro cada vez mais próximo!

Como é medida a pegada ecológica?

Na era moderna, várias tecnologias providas pela indústria moldaram a nossa cultura e se tornaram indispensáveis em nossas vidas.

Seria muito difícil imaginar um mundo em que vivemos sem os celulares, alimentos industrializados, roupas ou até a energia elétrica.

Essas e outras tecnologias tornaram a nossa vida mais fácil e agradável, porém os processos que envolvem a produção e transporte de todas elas até você têm seu impacto na natureza.

A pegada ecológica leva em conta todos esses processos e para isso vários deles devem ser analisados, por exemplo:

  • Emissões de dióxido de carbono (CO2);
  • Áreas de cultivo de alimentos para humanos e gado;
  • Áreas de pastagem;
  • Extensão de florestas para produtos madeireiros;
  • Áreas construídas para estruturas urbanas;
  • Estoques pesqueiros;

Analisados todos esses fatores, vale lembrar: quanto maior a sua pegada ecológica, pior para o meio ambiente! Além disso, saiba que ela está diretamente relacionada a biocapacidade de cada região.

Lugares com uma biocapacidade baixa fazem com que o impacto de todos esses processos citados anteriormente seja ainda maior, uma vez que os danos ao meio são mais difíceis de serem reparados.

Se a pegada ecológica de um local exceder a biocapacidade, haverá um déficit que em poucos anos pode comprometer a vida de todo o ecossistema.

Formas de diminuir a pegada ecológica

Nos últimos anos, várias formas de diminuir a pegada ecológica se popularizaram e mostraram que é possível depender menos da produção industrial em massa e, consequentemente, agredir menos ao meio ambiente.

Hábitos como o de substituir alimentos industrializados pelos naturais ou ainda reduzir o consumo de carne são cada vez mais comuns.

Entretanto, para aqueles que não desejam realizar essas mudanças, existem outras formas de contribuir com a causa. Atualmente, a produção de energia renovável e limpa vem se destacando e promete mudar a forma como produzimos eletricidade!

A energia limpa é aquela que é provida de fontes abundantes e que possuem um impacto extremamente reduzido no meio ambiente, entre elas podemos destacar a energia solar que aproveita a luz e calor que vem do Sol para o nosso planeta

A tecnologia fotovoltaica, que faz uso das placas solares, permite a produção de energia limpa na própria residência ou empresa. Benefício que além de contribuir com o meio ambiente faz com que seu usuário ainda economize no final do mês!

Conheça mais sobre energia solar

Se deseja entender melhor sobre a energia solar, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito desse tema.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!