A crescente conscientização sobre as implicações das emissões de carbono, das mudanças climáticas e sobre a finitude dos recursos fósseis tem levado o Brasil a repensar sua matriz energética.  

Frente à crescente necessidade por eletricidade, sabe-se, hoje, que é preciso abastecer essa demanda de forma sustentável e consciente.  

Nesse contexto, a energia solar ganha protagonismo. Seu rápido crescimento e adoção generalizada não são apenas um reflexo da busca por fontes de energia limpa, mas também uma demonstração de como essa tecnologia está transformando nosso panorama energético

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2022, a energia solar obteve um crescimento de 79,8% no Brasil em relação ao ano anterior, passando a ser a segunda maior fonte energética do país, atrás somente da energia hidrelétrica.  

Diante dessa realidade, percebe-se que as fazendas solares têm sido essenciais para o aproveitamento do potencial da energia fotovoltaica, promovendo inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos.  

Acompanhe este artigo para conhecer o que são as fazendas solares e quais as suas principais vantagens.

 

O que é uma fazenda solar? 

Uma fazenda solar se caracteriza por uma extensa área - geralmente afastada dos cetros urbanos, em locais em que a terra é mais barata - destinada à instalação de painéis solares, apresentando, assim, um considerável potencial de geração de energia renovável. 

No entanto, para que uma usina fotovoltaica seja qualificada como fazenda solar, é necessário mais do que simplesmente um tamanho substancial. 

Nesse caso, deve-se existir um investidor, que irá arcar com os custos da montagem da usina e depois irá alugá-la para um ou para mais consumidores que não tenham condições de pagar pela infraestrutura ou que não possuem o espaço necessário para a instalação das placas solares.  

Portanto, as fazendas comercializam lotes de painéis solares, gerando eletricidade que será convertida em créditos energéticos para seus clientes.

 

Como funciona uma fazenda solar? 

Para compreender o funcionamento de uma fazenda solar, é necessário, primeiramente, entender o que são os créditos energéticos e como funciona o sistema de compensação da energia solar.  

Bom, quando se produz a própria energia a partir dos painéis fotovoltaicos, é possível injetar a eletricidade não utilizada na rede de energia elétrica de sua localidade.  

Dessa forma, a companhia elétrica que recebeu a eletricidade gerada pelo consumidor irá compensá-lo na forma de créditos energéticos, que servirão como um desconto na conta de luz.  

Logo, a fazenda solar gera eletricidade e a direciona para a rede elétrica. Em troca disso, recebe créditos energéticos que são transferidos para pessoas ou empresas que alugam os painéis solares da fazenda.

 

Agentes presentes em uma fazenda solar 

Para que uma fazenda solar tenha sucesso e atenda de forma eficaz a todos os seus locatários, é necessário a cooperação entre diferentes agentes. Confira a seguir quem são as figuras que participam do processo de funcionamento de uma fazenda solar.

Investidor 

O investidor pode ser uma pessoa física, uma empresa ou até mesmo um grupo de investidores e é ele quem fornece os recursos financeiros necessários para a construção e operação da usina

Sua principal função é financiar o projeto, adquirindo os painéis solares, equipamentos e infraestrutura necessários para a geração de energia solar. 

Além de fornecer o capital inicial, o investidor também participa das decisões estratégicas e assume parte do risco financeiro do empreendimento. Dessa forma, esse profissional possui a responsabilidade de garantir que o projeto seja viável e lucrativo a longo prazo.

Integrador 

O integrador é responsável por realizar o orçamento e a instalação da usina solar.  

Recomenda-se que o integrador seja uma empresa de energia solar de confiança e com experiência no mercado, que irá fornecer produtos de última geração a um bom custo-benefício, além de realizar vistorias e manutenções com a devida frequência.

Locatários e veículo de compensação 

Antes de iniciar um investimento na construção de uma fazenda solar é extremamente importante que o investidor se pergunte: “Para quem irei alugar minha usina solar?”.

A escolha antecipada dos consumidores locatários é fundamental para o sucesso do empreendimento. Essa decisão estratégica permite que, uma vez que a usina fotovoltaica esteja operando, todos os créditos energéticos gerados possam ser plenamente aproveitados, proporcionando um retorno imediato ao investidor. 

É possível que se tenha apenas um consumidor. Sendo assim, a fazenda solar deverá ser enquadrada na modalidade de autoconsumo remoto

Contudo, caso se tenha mais de um cliente, a fazenda solar estará na modalidade de geração compartilhada. Nesse caso, após entender quem serão os consumidores da usina, o próximo passo será decidir em qual veículo de compensação esses consumidores estarão inseridos

Os veículos de compensação são estruturas legais ou organizacionais que garantem que a eletricidade gerada pela modalidade de geração compartilhada chegue para todos os clientes. Esses veículos podem ser de três diferentes tipos: 

  1. Cooperativa: figura jurídica destinada a pessoas físicas. Nesse caso, é necessário que se tenha no mínimo 20 pessoas físicas para que seja possível registrar a cooperativa na junta comercial e, depois, na organização cooperativista de seu estado.  

  1. Consórcio: destinado somente a pessoas jurídicas. É preciso no mínimo duas organizações para conseguir o registro na junta comercial. 

  1. Associação: é a possibilidade de veículo de compensação mais recente e tem sido a principal escolha dos investidores atualmente. Nesse caso, podem ser comportadas tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Dessa forma, com apenas duas pessoas é possível registrar a associação em cartório. 

  1. Condomínio: a usina é realizada na titularidade de um condomínio e os créditos energéticos gerados são distribuídos entre todos os condôminos do local.  

Portanto, escolha o veículo que melhor se encaixar no perfil de seus consumidores!

Comercializadora 

Além do veículo de compensação, pode-se ter também a figura da comercializadora, empresa responsável por intermediar a relação entre o proprietário da usina e os consumidores finais. Ou seja, a comercializadora tem o papel de encontrar os clientes para aquela usina, realizar as devidas cobranças e assumir, por exemplo, o risco de inadimplência.

 

Como funciona a remuneração de uma fazenda solar

É importante destacar que, de acordo com as regulamentações brasileiras, a venda direta de energia elétrica não é permitida. Portanto, os contratos estabelecidos com uma fazenda solar baseiam-se no aluguel dos equipamentos da usina fotovoltaica. 

Como forma de remuneração, o investidor deverá receber um valor fixo pré-determinado de seus consumidores.  

De acordo com a Associação Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), essa cobrança poderá sim possuir também um valor variável incluso. Entretanto, essa parte variável deve representar a menor porção do pagamento feito pelo consumidor. Caso contrário, a ANEEL poderá considerar que está havendo a prática de venda de energia.  

Recomenda-se que esse valor variável gire em torno de 30% a 40% do valor total a ser pago e que esteja sujeito ao desempenho técnico da usina. Ou seja, que seja proporcional à quantidade gerada de energia durante determinado período.

 

Benefícios de uma fazenda solar 

Sem dúvidas, uma fazenda solar proporciona inúmeras vantagens tanto para investidores quanto para consumidores. Confira quais os seus principais benefícios abaixo: 

  1. Menor investimento e democratização do acesso

Investir no aluguel de um lote de uma fazenda solar definitivamente será mais barato do que arcar com a instalação de um sistema fotovoltaico próprio! Dessa forma, as fazendas solares dão a oportunidade de mais pessoas optarem por usufruir dessa fonte de energia, democratizando seu acesso. 

  1. Praticidade

A manutenção dos geradores fotovoltaicos fica a cargo do investidor responsável pela fazenda solar, poupando os consumidores dessa responsabilidade. 

  1. Benefícios financeiros

Tanto o proprietário (investidor) quanto os consumidores podem se beneficiar financeiramente.  

O investidor pode obter o retorno de seus gastos com a fazenda em cerca de 5 anos, enquanto os consumidores costumam receber descontos imediatos de 10% a 20% em suas contas de energia! 

  1. Benefícios ambientais

Uma fazenda solar contribui imensamente para uma sociedade mais sustentável

Ao incentivar e democratizar o uso de energia solar, há uma redução do uso de fontes de energia não renováveis, o que diminui o impacto ambiental da exploração de recursos. 

Lembre-se: a energia solar é limpa, renovável e inesgotável, sendo a melhor escolha para a geração de eletricidade.

 

Saiba mais! 

Ficou interessado em investir em energia solar? Gostaria de saber de quanto deverá ser seu investimento para ter a usina fotovoltaica que deseja?  

Clique abaixo para obter um orçamento gratuito para a instalação dessa tecnologia tão promissora em sua propriedade: 

Obtenha seu Orçamento Gratuito 

Faça parte da revolução da energia limpa, economizando em suas contas de energia elétrica e ajudando o meio ambiente. Não perca esta oportunidade!