A energia solar fotovoltaica capta a luz do sol pelos módulos solares e distribui para um imóvel. Sendo um investimento econômico e, sobretudo, cheio de vantagens, ela vem se tornando tendência para os brasileiros.

Contudo, por ainda não ser popular, muitos ficam com dúvidas de como monitorar o consumo da energia. Essas confusões são normalmente resolvidas com os dados da conta de luz.

Porém, fique calmo, que é bem simples de entender. Por exemplo, precisamos ficar de olho no consumo instantâneo.

Agora entenda melhor o que é e como podemos economizar com ele.

 

Saiba o que é o consumo instantâneo da energia solar

Consumo de energia Instantâneo no sistema fotovoltaico

foto: Macrovector – Freepik.com

O consumo instantâneo, ou autoconsumo, é a energia utilizada instantaneamente na sua casa. Com isso, ela não precisa passar pelo medidor da concessionária.

Todos os aparelhos ligados se encaixam nesse dado. Ou seja, consomem a eletricidade gerada pela captação da luz solar do seu sistema fotovoltaico.

 

Por que reduz a conta de luz?

O preço alto no consumo de energia vem desses aparelhos que ficam frequentemente conectados na tomada. Porém, como eles passam a funcionar utilizando a energia solar gerada instantaneamente, o valor final na conta de luz vai diminuir bastante.

Enfim, o impacto do gerador fotovoltaico sempre é positivo. Ainda mais para os imóveis com muitos aparelhos eletrônicos ligados.

 

E o resto do consumo de energia?

O restante do uso vem da energia injetada pela concessionária. Ela é gerada com a eletricidade não utilizada durante o dia pelo imóvel.

Toda essa energia solar não aproveitada no autoconsumo, é injetada na empresa de rede elétrica da região. Em troca, você irá ganhar créditos para os períodos noturnos ou sem sol.

Lembrando desde já que é sempre importante levar em conta tanto o uso instantâneo, como a energia injetada para calcular o consumo. A energia total gerada pelo sistema fotovoltaico é a soma dos dois dados, com a diferença entre eles vindo no valor da fatura.

Como reduzir a conta de luz

 

Está vendo? Gerar a própria energia é um ótimo caminho para reduzir a conta de luz e como resultado usufruindo dos seus aparelhos elétricos. Além disso, fica sem o receio das altas oscilações no preço da fatura.

Quer investir em um sistema fotovoltaico, porém não sabe qual a melhor empresa de energia solar? Conheça a Solstar, pioneira no mercado e com milhares de clientes satisfeitos em todo o Brasil.

Acesse nosso simulador, faça uma projeção sem compromisso e descubra o porque a energia limpa e renovável é a melhor opção para seu investimento.